SJMG - Trabalho nas redações causa hipertensão

SJMG - Trabalho nas redações causa hipertensão

Atualizado em 15/12/2005 às 08:12, por .

SJMG - Trabalho nas redações causa hipertensão

Dos 120 profissionais que tiveram a pressão arterial aferida em redações mineiras, 25 apresentaram níveis acima do considerado normal pela Sociedade Brasileira de Hipertensão. Esse é o resultado do trabalho realizado em parceria entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) nas redações das rádios Inconfidência, Itatiaia, CBN, TVs Câmara Municipal, Alterosa e jornal Hoje em Dia, nos meses de novembro e dezembro.

De acordo com o presidente da SBH, Robson Augusto dos Santos, o resultado é relevante, pois levando-se em conta que os profissionais de jornalismo possuem bom nível cultural, eles deveriam apresentar hábitos mais saudáveis - como dieta balanceada e prática de atividades físicas - o que certamente reduziria o universo de hipertensos nas redações. No entanto, ele ressalta que, para os padrões da população em geral, o número é previsível, pois a prevalência da hipertensão entre os brasileiros é de aproximadamente 25%.

A redação que apresentou maior índice de casos de pressão alta foi a do jornal Hoje em Dia, com 24,6% de profissionais hipertensos, logo em seguida aparece a TV Alterosa, com 22% de hipertensos, já as rádios CBN (7%), Itatiaia (8%) e Inconfidência (8%) surpreenderam pelo baixo índice de casos de hipertensão.

O presidente da SBH coordenou a equipe de estudantes e profissionais de saúde que fez o trabalho de aferição da pressão nas redações. Ele explica que os dados iniciais coletados servirão para balizar um estudo mais global sobre a incidência da hipertensão entre os jornalistas, comparando-se o resultado a outras profissões. "É interessante a observação desse universo, pois os jornalistas têm um nível mais alto de tensão que a maioria das profissões, devido aos prazos de fechamento das edições e à rotina de trabalho", afirma.

Para aprofundar as conclusões da pesquisa, serão agendadas visitas a outras redações em 2006, e, além disso, fatores como sexo e idade serão levados em consideração.