SJDF - Aos jornalistas do Tribuna do Brasil
SJDF - Aos jornalistas do Tribuna do Brasil
Atualizado em 02/02/2006 às 08:02, por
Por: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.
SJDF - Aos jornalistas do Tribuna do Brasil
Durante reunião realizada hoje (30/1) na DRT, a pedido do Sindicato dos Jornalistas do DF, a advogada Gabriela, representante do jornal Tribuna do Brasil, pediu 15 dias para encontrar uma solução para o pagamento do abono previsto na Convenção Coletiva, que até hoje não foi pago aos jornalistas. A reunião foi realizada hoje (30/1), às 9h, na presença dr. Severino. A reunião foi suspensa e remarcada para o dia 17 de fevereiro, às 14h.O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, Romário Schettino lembrou que a empresa está, sistematicamente, deixando de pagar os salários em dia, não paga a multa de 3% pelo atraso, não fez o reajuste previsto na Convenção, não pagou o abono e faz uso abusivo do estagiário em jornalismo.
Romário disse que os estagiários estão trabalhando nos fins de semana, fazendo horas extras, assinando matérias sem a identificação e editando. Essas atribuições são exclusivas dos profissionais. "O que acontece é que o estagiário é usado para substituir mão-de-obra profissional e isso é uma fraude", disse Romário.
A representante do Tribuna do Brasil, dra. Gabriela, disse que a empresa está com dificuldade de cumprir seus compromissos porque o seu principal anunciante, o GDF, tem atrasado no repasse dos recursos. Mas ela afirmou que o jornal deu aumentos variados e superiores ao previsto na Convenção e que pagou o 13° salário no dia 26/12. O salário de dezembro, segundo ela, foi pago no dia 23 de janeiro e que os estagiários trabalham além do horário porque querem. "Eles gostam de ficar no jornal, não sei o que podemos fazer", disse. Ela admitiu que o único item não cumprido se refere ao abono: "Realmente não pagamos e nem temos como prometer esse pagamento".
O representante da DRT, Dr. Severino, disse alguma coisa tinha que ser feita, pois o Sindicato poderá, por meio de seu Departamento Jurídico, pedir o bloqueio das verbas publicitárias do GDF destinadas ao Tribuna do Brasil. Essa seria uma medida drástica diante da inoperância da empresa. Nesse momento, a dra. Gabriela pediu o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta.
O presidente do Sindicato concordou com o prazo e disse esperar que a proposta seja entregue no dia 17 de fevereiro. Até lá vamos manter a mobilização. Se não houver acordo, o Tribuna vai parar!






