SJBA - Dono da TV Camaçari agride repórter fotográfico
SJBA - Dono da TV Camaçari agride repórter fotográfico
Atualizado em 27/01/2006 às 08:01, por
Por: Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia.
SJBA - Dono da TV Camaçari agride repórter fotográfico
O Sinterpba e o Sinjorba repudiam de forma veemente a agressão física praticada pelo Sr Juciélio Andrade de Oliveira contra o repórter fotográfico Paulo Mocofaya, que trabalhava na cobertura jornalística de uma ação sindical. Um atentado à liberdade de imprensa assegurada pela Constituição Federal e pela Lei que regulamenta a profissão de Jornalista, que requer apuração dos órgãos competentes já provocados pelas duas entidades.A agressão aconteceu na manhã da última quarta-feira (18/01), na Justiça do Trabalho, em Camaçari. O ato de selvageria aconteceu ao final da audiência da ação civil pública impetrada pelo Ministério Público do Trabalho contra a TV Camaçari (TVC). A ação foi motivada pela tentativa da empresa de praticar a lide simulada, manobra jurídica utilizada pela TVC para retirar direitos dos trabalhadores através da representação de um único advogado para as duas partes patrão e empregado. O Sinterp-Ba descobriu a farsa e denunciou o caso ao Ministério Público.
O dono da empresa danificou o equipamento do fotógrafo e ainda passou a agredi-lo fisicamente, a ponto de rasgar a camisa do profissional. A violência chocou a todos e revela o despreparo de um empresário da comunicação, que deveria atentar para o exercício da democracia em vez de utilizar-se de meios ultrapassados e condenáveis para a resolução de conflitos.
A insatisfação dele seria o registro de sua imagem. O episódio sustenta os indícios da falta de identidade para um dirigente de uma empresa de comunicação e as suposições de que o Sr Juciélio Andrade de Oliveira não passa de um laranja do grupo que se apresenta como proprietário da TV Camaçari (TVC). Daí a preocupação dele em não revelar a sua verdadeira função, através da divulgação de sua fotografia.
Além de agredir a socos e empurrões o repórter fotográfico Paulo Mocofaya, que estava trabalhando no local, o dono da TVC tentou quebrar o equipamento. Fato presenciado por várias testemunhas.
De acordo com diretores do Sinterp, Juciélio Andrade de Oliveira é sócio majoritário de um dos grupos que controlam o capital da TVC que atua juntamente com a empresa Pólo Comunicações Camaçari Ltda, avaliado hoje em R$ 150 mil reais. O que chama a atenção e causa estranheza, é que Juciélio Andrade de Oliveira está registrado na Receita Federal como vendedor ambulante.
P.S.O sindicato dos radialistas da Bahia, já enviou dois ofícios ao atual Ministro das Comunicações, Hélio Costa, à Anatel e a vários parlamentares denunciando as irregularidades nas empresas de rádio e tv de Camaçari na Bahia em poder da Torre Empreendimentos, empresa que coleta lixo em várias cidades da Bahia e Sergipe administradas pelo Partido dos Trabalhadores e até o momento nenhuma resposta nos foi enviada. O jornal A Tarde de Salvador do dia 07 de agosto de 2005, publicou matéria denunciando todo o esquema de "laranjas" à frente dessas emissoras e até hoje nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes.
Salvador, 23 de Janeiro de 2006.
SINTERPBA SINDICATO DOS TRABALHADORES EM RÁDIO, TV E PUBLICIDADE NO ESTADO DA BAHIA
Contatos: Sinterp/Ba - (71) 3266.9595
Edmundo Filho / Coordenador
SINJORBA - SINDICATO DS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DA BAHIA
Contatos: Sinjorba - (71) 3321.7961
Kardé Mourão / Presidente






