SJ-ES: Encontro de Assesssores de Comunicação em Vitória (ES) discute o potencial das assessorias
SJ-ES: Encontro de Assesssores de Comunicação em Vitória (ES) discute o potencial das assessorias
SJ-ES: Encontro de Assesssores de Comunicação em Vitória (ES) discute o potencial das assessorias
O Encontro de Assessores de Comunicação discutiu a atuação no jornalista no mercado de assessorias e elegeu os integrantes da Comissão de Assessores.
O trabalho do assessor de imprensa, a gestão de crises, a relação com a imprensa, o mercado de assessorias de comunicação, a qualificação do jornalista e a necessidade de uma tabela de referência. Esses foram alguns dos assuntos discutidos na manhã do último sábado (10), durante o Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação, que reuniu jornalistas no auditório do Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi.
As jornalistas Rose Duarte, assessora de comunicação da Assembléia Legislativa, e Ilda Castro, da Mil e Quatro Assessoria, foram convidadas para falar sobre "Gestão de crises" e "Mercado e gestão de empresas de assessorias de comunicação". Rose Duarte falou da dificuldade de trabalhar com comunicação pública quando não existe uma política de comunicação. Ela destacou que o assessor de imprensa deve manter uma relação transparente com a imprensa e sempre atender às demandas por informação.
Para Ilda Castro, há um grande potencial no mercado de assessorias de comunicação que precisa ser explorado pelos jornalistas. "Mas, eles precisam se preparar para ocupar espaço nesse mercado. Nós temos ótimos jornalistas, mas não temos assessores de comunicação", destacou. A falta de uma tabela de referência e a necessidade de regulamentação da atividade como específica do jornalismo foram apontados como desafios a serem superados.
Comissão de assessores
Durante o encontro foram escolhidos os nomes que vão compor a Comissão de Assessores de Imprensa do Sindijornalistas-ES. De acordo com a diretora Financeira do sindicato, Edlamara Conti, a formação dessa comissão é de extrema importância para que as estratégias de ação para o segmento comecem a ser pensadas. "É uma comissão formada por quem está vivendo as dificuldades do mercado. Pode ser difícil estabelecer parâmetros para uma tabela de referência, mas é preciso dar o pontapé inicial", afirma. 





