SindjornAL: Sindicato de Alagoas cobra do governador Teotônio Vilela Filho concurso público no Estado
SindjornAL: Sindicato de Alagoas cobra do governador Teotônio Vilela Filho concurso público no Estado
SindjornAL: Sindicato de Alagoas cobra do governador Teotônio Vilela Filho concurso público no Estado
Foto: Governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL); Crédito: Divulgação.
Diversos jornalistas que participaram no final de semana passado do 16º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Enjac), defenderam na cidade de Fortaleza-CE a aprovação do projeto de lei que cria a carreira de jornalista no serviço público do Estado de Alagoas.
O projeto, elaborado no governo anterior com a participação do Sindicato dos Jornalistas, Secretaria de Comunicação e Secretaria de Administração, encontra-se na Procuradoria Geral do Estado e depende do governador Teotônio Vilela Filho para ser enviado à Assembléia Legislativa.
Os jornalistas do Enjac defenderam o projeto através de uma moção a ser encaminhada ao governo. A criação da carreira do jornalista no Estado estabelece um número de vagas a ser preenchida por concurso público, bem como um quadro salarial e de ascensão para os profissionais.
Segundo o sindicato da categoria, a grande maioria dos jornalistas que atuam no Poder Executivo atualmente são comissionados, desviados de função, prestadores de serviço e até pessoas sem habilitação, que exercem a profissão ilegalmente.
O 16º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação também aprovou documento a ser entregue para outros governadores, prefeitos, ministros, presidentes de Assembléias Legislativas e presidentes de Câmaras Municipais cobrando concurso público para jornalistas.
Em alguns estados, municípios e órgãos da federação o acesso desses profissionais ao serviço público já se dá por concurso, como é caso da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Ministério Público da União e ministérios, entre outros.
* Com informações do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. 





