SindjornAL: Encontro de assessores de comunicação em Alagoas supera expectativas
SindjornAL: Encontro de assessores de comunicação em Alagoas supera expectativas
Atualizado em 20/03/2007 às 16:03, por
Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Alagoas.
SindjornAL: Encontro de assessores de comunicação em Alagoas supera expectativas
Cerca de 120 jornalistas e estudantes de comunicação participaram na sexta-feira e no sábado (16 e 17/03) do 5º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação, realizado pelo Sindicato dos Jornalistas na sede do Sebrae. O evento foi um dos maiores e mais concorridos dos últimos dez anos, com palestras e debates de excelente nível, que prenderam a atenção de todos os participantes.A abertura, na sexta-feira à noite, contou com a presença de representantes dos governos estadual e municipal, além de dirigentes sindicais e de instituições. O início dos trabalhos foi marcado por um ato político em defesa do diploma de jornalista, com os presentes empunhando simbolicamente um canudo. Em seguida foi proferida uma palestra do Jornalista Maurício Lara, professor de comunicação da PUC-MG, que abordou a Ética e os novos desafios das Assessorias de Comunicação.
Um painel com a promotora de Justiça Marluce Falcão e a jornalista Maria das Graças Carvalho, assessora de imprensa do Ministério Público, abriu os trabalhos no sábado. Elas falaram sobre a assessoria de comunicação no setor público, expondo a experiência da Procuradoria Geral de Justiça.
Assessores nas prefeituras
Um segundo painel, com a presença do prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, mostrou a necessidade de se implantar, profissionalizar e legalizar as assessorias de comunicação nas prefeituras. O objetivo, além de melhorar a comunicação externa e interna do Poder Executivo nos municípios, é garantir mais transparência e credibilidade no relacionamento das prefeituras com a imprensa, bem como abrir mais espaços para a divulgação dos municípios.
Os jornalistas também propuseram a criação de uma agência de notícias sob a coordenação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O prefeito Marcelo Lima, que é secretário geral da Associação, prometeu convocar os prefeitos para um seminário com os jornalistas, onde serão debatidas as assessorias e outras alternativas de comunicação para as prefeituras.
A tarde do sábado foi dedicada à plenária final do Encontro Estadual, onde os jornalistas deliberaram sobre questões de interesse da categoria. Uma das decisões foi criar um modelo de contrato a ser seguido pelos assessores quando do exercício profissional (seja como empregado ou prestador de serviços), tendo como base mínima o pagamento do piso salarial do jornalista e outros direitos do Acordo Coletivo. A utilização do estágio irregular e o recebimento de salário em desacordo com o piso foram rechaçados no Encontro Estadual, que também aprovou a denúncia pública dos jornalistas e estudantes que se submeterem a essas práticas.
Na última etapa do Encontro, os jornalistas decidiram reconduzir para a Comissão Estadual de Assessoria de Comunicação os membros da gestão atual, num reconhecimento ao bom trabalho realizado pelo grupo. Apenas um dos integrantes não quis continuar e a Comissão ficou composta pelos seguintes nomes: Silvia Lemos Falcão, Valdice Gomes, Álvaro Brandão, Cristina Brito e Valdete Calheiros. Para a suplência foram eleitos Flávio Miguel (Mineirinho) e Maikel Marques.
Os jornalistas elegeram ainda os delegados de Alagoas ao XVI Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação, marcado para o período de 29/04 a 1º/05, em Fortaleza-CE. Vão representar o Estado o presidente do Sindicato, Carlos Roberto Pereira, Sílvia Falcão, Valdete Calheiros, Álvaro Brandão e Alexandre Henrique Lino.
O encerramento do 5º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação ocorreu com um coquetel na sala de festas do Sebrae, animado pela Banda R3, da cantora e jornalista Rose Rocha.
V ENCONTRO ESTADUAL DE JORNALISTAS
EM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PRINCIPAIS DELIBERAÇÕES
Que o Sindjornal e a Comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação, em parceria com a AMA, idealizem um prêmio de incentivo aos municípios que tenham boas políticas de comunicação.
Incentivar os municípios a criarem, por meio de suas assessorias de comunicação, jornal local aberto a notícias de toda comunidade, e não apenas dos municípios.
Incentivar a criação de uma agência de notícias para divulgação dos municípios, com alimentação realizada pelos jornalistas profissionais contratados pelos prefeitos interessados.
Promover em parceria com a AMA e se possível com a UVEAL (União dos Vereadores de Alagoas), um seminário destinado aos prefeitos, secretários municipais e vereadores, sobre a importância das assessorias de comunicação exercidas por jornalistas profissionais.
Ampliar, através do Sindicato e da Comissão Estadual de Assessores de Comunicação, o levantamento e fiscalização das empresas, instituições e órgãos públicos que possuem assessoria de comunicação, a fim de que cumpram a exigência de só admitir estágio (estudante) se tiver no seu quadro a presença de pelo menos um jornalista profissional.
Desenvolver campanha junto aos profissionais jornalistas de um modelo de contrato de trabalho com orientação sobre a importância de manter o Sindicato informado a respeito do vínculo empregatício para garantia dos direitos trabalhistas.
Desenvolver campanha junto a todos os jornalistas profissionais para que denunciem as empresas, instituições ou órgãos públicos que praticam irregularidade na assessoria de comunicação, como por exemplo, exercício ilegal da profissão, estágio sem profissional, descumprimento do piso salarial, jornada de mais de cinco horas, etc... A denúncia pode ser anônima
Promover reunião (almoço ou jantar), com assessorados e assessores, como forma de incentivo e valorização pela criação de assessorias de comunicação.
Enviar as grandes instituições que mantêm assessorias de comunicação, como a Ademi, Casa da Indústria (FIEA), Senai, Sesc e outras, documento comunicando sobre as ações do Sindjornal de caça aos irregulares.
Disponibilizar no site do sindicato (Internet) um espaço para divulgar os serviços prestados por jornalistas assessores de comunicação;
Produzir um folder que fale da importância das assessorias de imprensa/comunicação e seus serviços, enviando para as empresas;
Ampliar a fiscalização do estágio nas assessorias de comunicação para evitar abusos e desrespeito à legislação;
Promover gestões junto aos prefeitos visando sensibilizá-los para a implantação de assessorias de comunicação nas prefeituras, e que elas sejam ocupadas por jornalistas;
Que a Fenaj e os sindicatos intensifiquem a fiscalização quanto a atuação de pessoas não habilitadas em jornalismo exercendo a função de assessores de comunicação, e quanto ao cumprimento do piso salarial no pagamento dos profissionais habilitados;
Lutar pela ampliação das assessorias de comunicação, combater os que exercem ilegalmente as assessorias e fazer cumprir o piso salarial dos jornalistas.
O V EJAC elegeu como membros da comissão Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação para o biênio 2007/2008, os jornalistas Valdice Gomes, Sílvia Facão, Álvaro Brandão, Cristina Brito e Valdete Calheiros, tendo como suplentes Flávio (Mineirinho) e Maikel Marques.






