SindijorPR: Tentativa de desqualificar o Sindicato e media watching no site do governo do Estado

SindijorPR: Tentativa de desqualificar o Sindicato e media watching no site do governo do Estado

Atualizado em 06/11/2006 às 12:11, por Fonte - Sindicato dos Jornalistas do Paraná.

SindijorPR : Tentativa de desqualificar o Sindicato e media watching no site do governo do Estado

O repúdio do Sindijor à agressão do governador licenciado Roberto Requião aos jornalistas na segunda-feira passada continua tendo repercussão na imprensa estadual e nacional.

A Secretaria Estadual de Comunicação, por seu turno, tenta justificar o injustificável em nota distribuída às redações na qual tenta dar motivos à agressão de Requião aos trabalhadores da imprensa.

No exato momento em que os jornalistas lutam para concluir a negociação de sua convenção coletiva de trabalho, a nota da secretaria tenta desqualificar o Sindijor, órgão de defesa dos interesses da categoria, acusando-o de fazer o jogo dos patrões.

Nada mais falso: deixamos muito claro que nossa defesa é dos profissionais jornalistas - agredidos e constrangidos no exercício de sua função -, e que se o governador tem diferenças a resolver com os donos de empresas, que faça suas reclamações diretamente a estes empresários ou seus representantes legais. Se se sente agredido ou ludibriado, contrate um advogado e processe estas mesmas empresas, sem, no entanto, agredir os trabalhadores.

Na mesma nota - dita "Carta à Imprensa" -, publicada também no site do governo do Estado, há um link para um estudo feito por uma "auditoria independente" que "comprovaria" a parcialidade da mídia do Paraná durante as eleições.

Não se dizem os nomes dos autores do estudo nem quem pagou por ele. Mais estranho: não se explica por que um estudo de interesse político-partidário - o que seja de media watching - ocupe o espaço público do site do governo do Estado.