Sindijor-AL: Sindicato cobra nomeações de jornalistas

Sindijor-AL: Sindicato cobra nomeações de jornalistas

Atualizado em 20/07/2006 às 17:07, por Fonte: Sindicato dos Jornalistas de Alagoas.

Sindijor-AL: Sindicato cobra nomeações de jornalistas

Diretores do Sindjornal estiveram nesta terça-feira (18/07) com o secretário Executivo de Educação, José Márcio Lessa, para solicitar a nomeação dos dois jornalistas classificados no concurso público daquela pasta.

O presidente do Sindicato, Carlos Roberto Pereira, que esteve acompanhado na audiência do presidente do Conselho Estadual de Comunicação, Marcos Guimarães, parabenizou a Secretaria pela criação dos cargos efetivos em sua assessoria de imprensa, fato que se repetiu recentemente na Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).

"A criação da carreira de jornalista na administração estadual e o preenchimento das assessorias de imprensa com profissionais também efetivos são uma reivindicação histórica da nossa categoria, que agora estamos negociando com o governo. Outro objetivo é preparar o Estado para realizar, no futuro, um amplo concurso público", afirmou.

O secretário de Educação acatou a solicitação do Sindjornal e ficou de enviar nos próximos dias, para a Secretaria de Administração, o pedido de nomeação dos jornalistas.

Segundo ele, a necessidade dos profissionais existe e os pedidos de nomeação só não tinham sido encaminhados ainda em função do quadro de prioridades da Secretaria, que exigia inicialmente professores, merendeiras, engenheiros e outros técnicos. Agora, com o pedido de nomeação dos jornalistas, o processo passará, além da Secretaria de Administração, pelo Gabinete Civil e pelo governador Luiz Abílio.

Empenho

O Sindjornal já esteve conversando com o secretário Executivo de Administração, Valter Oliveira, com a ex-superintendente de Recursos Humanos, Adriana Toledo, e com o secretário Executivo de Comunicação, Joaldo Cavalcante, para solicitar o empenho dos três nesse processo.

A entidade argumenta que, além dos dois jornalistas terem direito adquirido às vagas oferecidas no edital, é importante que as nomeações ocorram agora, para selar o compromisso assumido pelo atual governo.

O Sindicato dos Jornalistas também tem feito gestões junto ao governo para que nomeie o restante dos jornalistas classificados no concurso do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). São cerca de dez profissionais cujas vagas foram oferecidas no edital e que esperam ser chamados há cerca de dois anos.

"Os pedidos de nomeação já foram encaminhados pelo presidente do IZP e passaram pela Secretaria de Administração, a quem cabe fazer o impacto financeiro. Estamos esperando uma posição do Gabinete Civil e do governador Luiz Abílio", disse Carlos Roberto.