Seminário Internacional Imprensa Multimídia: Celulares, blogs e TV na Internet marcam uma nova maneira de comunicar
Seminário Internacional Imprensa Multimídia: Celulares, blogs e TV na Internet marcam uma nova maneira de comunicar
Atualizado em 14/03/2006 às 16:03, por
Thaís Naldoni e de Brasília.
Seminário Internacional Imprensa Multimídia : Celulares, blogs e TV na Internet marcam uma nova maneira de comunicar
PorO terceiro painel do 1° Seminário Internacional Imprensa Multimídia teve com tema a webtv, weblogging e a comunicação móvel. A mesa contou a participação dos palestrantes Paulo Henrique Ferreira (ACCENDA e Cidade do Conhecimento da USP) e Alberto Luchetti (ALLTV), além de Armando Rollemberg (TV Senado) como moderador.
O jornalista Ricardo Noblat, também confirmado para o Painel, não pede comparecer à palestra, mas entrou via telefone, para dar sua contribuição ao seminário.
A transmissão de conteúdo via telefone celular foi tratada por Paulo Henrique Ferreira. Jornalista e especialista em veiculação de informações via celular, Ferreira dissertou sobre as mais variadas formas existentes de interatividade utilizando o dispositivo móvel. Segundo ele, o celular é considerado, em muitos países, um novo meio de transmissão de informação. "O Asahi Shimbum , principal jornal japonês, encontrou no celular uma forma de chegar aos jovens, que estavam deixando de ler jornal. Hoje, eles possuem mais de um milhão de assinantes do serviço de notícias via celular", disse.
No Brasil, algumas barreiras impedem tamanho crescimento, principalmente a barreira econômica. Grande parte dos usuários de celular possuem aparelhos simples, apenas para transmissão de voz. "No país, mais de 80% dos celulares são pré-pagos e isso dificulta o uso dos serviços. No país, em média 5% dos usuários utilizam o serviço de notícias via celular", afirma Ferreira.
Mas o jornalista garante que as empresas de comunicação e produção de conteúdo já estão atentas ao potencial comercial da nova mídia. "Celular é um ambiente promissor para a geração de novas receitas e isso, certamente, atrai os grupos", finaliza.
A realidade da convergência de mídia
A convergência de mídias foi abordada pelo jornalista Alberto Luchetti - diretor geral da ALLTV. De acordo com ele, após as experiências adquiridas ao longo de seus 34 anos de carreira, surgiu a idéia de agregar o que de melhor havia em cada mídia e criar um novo veículo: a TV pela Internet. "A ALLTV possui a plástica da televisão, a informação do jornal, a interatividade da Internet e a instantaneidade do rádio. Estamos há quase quatro anos no ar e considero esta uma iniciativa bem sucedida", disse.
Já Ricardo Noblat não pôde comparecer ao Seminário, mas fez participação via telefone, contando um pouco sobre sua experiência em blogs. "Não aconselho ninguém a trabalhar em blogs. Depois de colocarmos no ar a notícia de que Alckmin seria o candidato do PSDB à Presidência, o blog congestionou e ninguém mais consegue acessar", diverte-se.
Conhecido por sua pouca intimidade com os computadores, Noblat ainda falou sobre sua entrada no mundo virtual. "Para mim era apenas um passatempo, já que estava desempregado. Quando vi, já era meu emprego".
O 1° Seminário Internacional Imprensa Multimídia termina na próxima quarta-feira (15/03). O evento acontece no Espaço Caixa Cultural, em Brasília/DF.






