Sem perdão: Estudante é condenado por fraude na UFRGS, por José Henrique Gonçalves Machado*

Sem perdão: Estudante é condenado por fraude na UFRGS, por José Henrique Gonçalves Machado*

Atualizado em 10/10/2006 às 13:10, por .

Sem perdão : Estudante é condenado por fraude na UFRGS, por José Henrique Gonçalves Machado*

* José Henrique Gonçalves Machado é aluno do curso de Jornalismo da Unisinos Um estudante de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi condenado a pagar mais de 10 salários mínimos à Justiça por modificar notas, ampliar vagas em disciplinas e fazer matrículas ilegais. Usando a senha de um funcionário, ele fraudava dados no sistema de graduação da universidade. A condenação em primeiro grau foi confirmada pela 7ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região.

Segundo o TRF, o réu obteve uma vaga como bolsista no Centro de Processamento de Dados da UFRGS. O Ministério Público Federal apurou que o estagiário alterou informações entre julho de 2004 e março de 2005. Com as fraudes, o estudante teria beneficiado a si próprio e a amigos.

Em junho deste ano, a 3ª Vara Federal Criminal da Capital o condenou, definindo o pagamento de 10,5 salários mínimos como pena. Seu advogado recorreu ao TRF. O argumento era que ele não causou prejuízo patrimonial à UFRGS. A relatora, desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère, negou o perdão judicial solicitado pela defesa.