Saúde: Ar poluído piora a cada dia, por Cristiane Sampaio*
Saúde: Ar poluído piora a cada dia, por Cristiane Sampaio*
Saúde : Ar poluído piora a cada dia, por Cristiane Sampaio*
*Cristiane Sampaio é aluna do curso de Pós-Gradução da Unisa A poluição, em sentido amplo, é qualquer alteração produzida no meio ambiente e que nele provoca desequilíbrio. Devido à indiscriminada emissão de gases tóxicos pelas indústrias e automóveis, a população sofre com doenças, principalmente do aparelho respiratório. Entre elas estão: asma, bronquite, rinite, inflamação ocular e alergias em geral.Segundo informações do site www.folha.uol.com.br, estudos da equipe médica da Universidade McMaster, no Canadá, liderada pelo cientista James Quinn, mostram que a poluição atmosférica de grandes centros urbanos como São Paulo, Cidade do México, Pequim e Nova Iorque pode prejudicar o código genético e, conseqüentemente, comprometer as gerações futuras. A poeira, a fuligem e alguns tipos de sólidos microscópios são os principais causadores de mutações.
Em 1989, o governo federal brasileiro, juntamente com países da América Latina, lançou o Programa Produção Mais Limpa, que tinha como objetivo promover projetos para a redução e eliminação de poluentes nas fontes geradoras.
Atualmente, as secretarias de meio ambiente se transformaram numa extensão desse programa e inspecionam e controlam indústrias que poluem o ar. O diretor técnico de controle ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), José Carlos Melo de Oliveira, diz: "Qualquer cidadão que sentir sua saúde ameaçada, pode denunciar uma empresa ou até mesmo um veículo de transporte público. Nós vamos ao local verificar se a denúncia procede. O nosso respaldo é o decreto federal 3.179 de 1999, que prevê multas de acordo com o tamanho do prejuízo. Todo tipo de ataque ao meio ambiente acima dos limites da lei é prejudicial à saúde".
O contínuo Leandro de Oliveira, que trabalha há três anos nas ruas de São Paulo comenta: "Tem dia que a gente sente que o ar está pesado, você respira e é só poluição".
Desde 1997, funciona na cidade de São Paulo, o rodízio de carros, uma medida para diminuir os índices de poluição atmosférica que afetam a qualidade de vida dos cidadãos.
O assessor de direção da TV Bandeirantes Aurelio Ferreira Brasil Filho, passa a maior parte do dia no trânsito e relata: "Não senti tanta diferença com o rodízio. Nos dias sem vento, a poluição irrita meus olhos".
Conforme dados da Prefeitura de São Paulo, o ar melhorou depois que o sistema entrou em funcionamento, mas com o aumento de veículos nas ruas, será necessário criar outras medidas futuramente.
Os principais poluentes estão diretamente ligados às moléstias respiratórias. São eles: Monóxido de Carbono (CO): gás incolor, insípido e inodoro que se origina na combustão incompleta (carvão, gasolina) e causa tontura, cansaço e pode levar à morte por asfixia; Dióxido de Enxofre (SO2): ocorre a partir da queima de carvão ou óleo com muito enxofre e ataca árvores, plantas e pedras calcárias utilizadas em construções; Material Particulado (MP): equivale a uma grande parcela de sólidos e gotas dispersas no ar que afetam a visão e Gás Carbônico (CO2): proveniente da queima de produtos orgânicos, da respiração dos animais e vegetais, pode acarretar efeitos neuropsíquicos e desencadear catástrofes ecológicas e geoquímicas.
As Poeiras Inaláveis (PI's) são capazes de interferir na capacidade do aparelho respiratório de remover o Material Particulado do aparelho respiratório, daí o surgimento das doenças.
No inverno, em função da baixa umidade do ar, os atendimentos hospitalares por infecção das vias respiratórias dobram de número em relação ao verão. A mudança climática é um fenômeno natural, mas que aliado aos poluentes, forma uma combinação bombástica para a saúde e o meio ambiente.
A médica Julia Maria Santos Roland, do Hospital do Servidor Público Municipal, explica como diminuir os efeitos da poluição: "Ao primeiro sintoma, o correto é procurar um médico. Em casa, é bom deixar copos com água espalhados nos cômodos para purificar o ar. Tudo deve estar sempre muito limpo, longe da poeira". 





