São Paulo: Moradores da favela de Heliópolis visitam a USP para conferir como são gastas as verbas públicas 

São Paulo: Moradores da favela de Heliópolis visitam a USP para conferir como são gastas as verbas públicas

Atualizado em 13/04/2007 às 15:04, por Redação Portal IMPRENSA*.

São Paulo: Moradores da favela de Heliópolis visitam a USP para conferir como são gastas as verbas públicas

Imagem: crédito da Oboré

Neste sábado (14/04) moradores da comunidade de Heliópolis, maior favela da cidade de São Paulo, vão à USP conferir como a universidade gasta os 1,9 milhões de reais em imposto pagos pela comunidade.

A excursão, de iniciativa da Oboré, chama-se "Cidade do Sol visita a Cidade Universitária: viemos ver o que é nosso" e pretende incentivar o senso de cidadania do contribuinte. Os participantes conversam sobre as pesquisas e projetos de extensão da USP voltados para melhorar a vida dos brasileiros, em geral, e a deles em particular.

As contas matemáticas que levaram à idéia do projeto não são difíceis de fazer. Desde 1995, 5,02% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido no estado de SP vai para a USP. Considerando os 900 reais que fazem a renda familiar média de Heliópolis e uma alíquota média de 12% de ICMS, as trinta mil famílias da comunidade pagam, por ano, 1,9 milhões de reais para a USP (quase um milhão de dólares).

Além de conhecer a infra-estrutura do campus, os participantes deverão debater as pesquisas de diversas faculdades voltadas para realidades como a de Heliópolis: desde os estudos da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) sobre habitação popular até as investigações sobre rádios comunitárias desenvolvidas pela Poli (Escola Politécnica) e ECA (Escola de Comunicações e Artes).

Depois de conhecer a USP, os moradores de Heliópolis receberão a visita de um importante organismo da universidade, a Incumbadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/ USP). Os detalhes da visita serão anunciados pela coordenadora geral do ITCP, Joyce Alves Waquil, durante uma mesa redonda às 16 hs no Itaú Cultural, evento que encerra a programação do dia.

A ITCP é um projeto desenvolvido dentro da universidade, composto por professores, estudantes de graduação, pós-graduação e graduados de diversos cursos que auxiliam grupos comunitários (ONGs, cooperativas, etc) a trabalharem com economia solidária até conquistarem a autogestão.

Confira a programação do encontro entre a USP e a Heliópolis:

08h00 - Saída da Estrada das Lágrimas (Heliópolis)
08h45 - Café da manhã preparado pela Lanchonete da FAU, uma Cooperativa de Funcionários.
- Visita à FAU (com recepção da Diretoria e professores) até às 11 horas.
11h30 - As crianças e adolescentes visitam o Museu do Instituto Oceanográfico
11h30 - Visita ao Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes
12h30 - Todos na TV USP (Pedro Ortiz faz as honras da casa)
13h30 - Almoço de confraternização no bandejão do CRUSP
14h30 - Passeio de ônibus pela Cidade Universtitária
15h30 - Rumamos todos para o Itaú Cultural na Avenida Paulista
16h00 - Mesa redonda com a professora Maria da Gloria Cohn, da USP, e a vereadora Soninha Francine sobre Educação Não Formal. Joyce Waquil apresentará o trabalho da ITCP - Incumbadora Tecnológica de Cooperativas Populares/USP.
18h00 - Embarque ao ponto de origem

Mais informações através dos telefones (11) 3214-3766, (11)9677-4311, pelo email: sergio@obore.com ou acessando o site: http://www.obore.com

* Com informações da Oboré.


logo

2024 - 2026 Portal Imprensa. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade