São Paulo: Centro Universitário Senac apresenta projeto "Cinema no Campus"

São Paulo: Centro Universitário Senac apresenta projeto "Cinema no Campus"

Atualizado em 25/04/2007 às 15:04, por Redação Portal IMPRENSA*.

São Paulo: Centro Universitário Senac apresenta projeto "Cinema no Campus"

O cinema como meio de discussão e troca de experiências entre a comunidade acadêmica, estudantes e público interessado. Essa é a proposta do projeto gratuito Cinema no Campus, que o Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro inicia no dia 3 de maio, com a exibição de produções nacionais e internacionais, toda quinta-feira, às 14 horas.

Durante o mês de maio serão apresentadas cinco produções do DOCTV, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, que estimula a realização e exibição de documentários em emissoras de TV.

O DOCTV é realizado em parceria com a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), Fundação Padre Anchieta - TV Cultura, e apoio da Associação Brasileira de Documentários (ABD).

Após cada exibição será realizado um debate relacionado ao tema do filme. A abertura da mostra trará a obra Mestre Leopoldina, a fina flor da malandragem, seguida de bate-papo com o mestre de capoeira Denis Silva, que abordará a cultura afro-brasileira, como identidade e renovação cultural.

Confira a programação de documentários, que têm duração de 55 minutos, e dos debates do projeto Cinema no Campus:

3 de maio

Mestre Leopoldina, a fina flor da malandragem

Direção: Rose La Creta

Retrata a vida de Dermeval Lopes de Lacerda, o famoso Mestre Leopoldina. Baseado na sua relação com as artes e com a espiritualidade, o filme faz uma análise do arquétipo do malandro, tendo a favela Cidade de Deus, do Rio de Janeiro, como pano de fundo.

Debate após a exibição: A cultura afro-brasileira e a capoeira hoje como identidade e renovação cultural

10 de maio

Ensolarado Byte

Direção: Maurício Correia

Centrado na trajetória de três artistas da cena musical pernambucana, DJ Dolores, Neílton e Doktor Mabuse, Ensolarado Byte traz à tona a relação entre a música e as tecnologias digitais.

Debate após a exibição: Copyleft e licenças de uso abertas; computadores fazem arte; a influência social e cultural do Mangue Beat.

17 de maio

A próxima refeição

Direção: Kleber Bechara

Narra a saga de 86 brasileiros que vivem no interior da Amazônia, na comunidade do Tambor, calcada na exploração de recursos naturais e na sobrevivência por meio da subsistência.

Debate após a exibição: O paradoxo do modo de vida versus a auto-sustentabilidade da fonte de todas as suas riquezas, a mãe-natureza.

24 de maio

Assombração Urbana

Direção: Valesca Canabarro Dias

Ode à poesia por meio dos versos e do pensamento do poeta marginal Roberto Piva, o documentário mostra a prática poética como um dos mais importantes instrumentos do homem na busca pelo sagrado.

Debate após a exibição: seguido de atividade cultural e sarau literário com poesias recitadas e criadas por participantes e convidados.

31 de maio

Vilas volantes - o verbo contra o vento

Direção: Alexandre Veras

O nomadismo das vilas do litoral cearense é usado como cenário para focar contadores de história que funcionam como mediadores e intérpretes da consciência e da memória coletiva da população.

Debate após a exibição: A construção de imagens que funcionam como canais de acesso a experiência do imaginário dos contadores de história.

Serviço

Cinema no Campus

Data: todas às quintas-feiras de maio, a partir do dia 3

Horário: às 14 horas

Local: Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro - Prédio Acadêmico, sala C 139 - Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro

Informações: (11) 5682-7300 ou www.sp.senac.br

Gratuito

* Com informações da Assessoria de Imprensa.


logo

2024 - 2026 Portal Imprensa. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade