Roubo: Imprensa da Costa do Marfim é vítima de onda de assaltos
Roubo: Imprensa da Costa do Marfim é vítima de onda de assaltos
Atualizado em 12/07/2007 às 10:07, por
Redação Portal IMPRENSA.
Roubo: Imprensa da Costa do Marfim é vítima de onda de assaltos
A imprensa da Costa do Marfim vive, há dois meses, clima de medo devido a vários assaltos às redações por grupos armados. Nos últimos quinze dias, quando a situação se intensificou, três redações foram vítimas dos assaltantes, que levaram equipamentos de escritório, documentos e dinheiro.Os roubos ocorrem sempre da mesma forma: o grupo entra nas instalações da empresa sempre entre 1h e 4h da madrugada, amarra os guardas, algumas vezes sob agressões, e depois realiza o assalto.
Segundo a ONG Repórteres Sem Fronteiras, as últimas semanas foram particularmente preocupantes, com o assalto ao grupo Cyclone, no dia 28 de junho, ao grupo Nord-Sud Communication, no dia 5 de julho, e ao grupo La Refondation, no último sábado (9/07). O primeiro roubo ocorreu no dia 5 de maio ao grupo LE Matin d´Abidjan.
Para o diretor da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) para a África, Gabriel Baglo, os roubos são mais do que uma simples perda de bens. "Estes roubos estão criando uma sensação de desconforto na comunidade jornalística e intimidando tanto os empresários como os repórteres", disse.






