Ribeirão Preto (SP): Mutirão de estudantes e professores universitários auxilia combate à dengue 

Ribeirão Preto (SP): Mutirão de estudantes e professores universitários auxilia combate à dengue

Atualizado em 05/03/2007 às 14:03, por Fonte: UNAERP.

Ribeirão Preto (SP): Mutirão de estudantes e professores universitários auxilia combate à dengue

A Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp - e a Secretaria Municipal da Saúde promovem no dia 10 de março, das 8h00 às 12h00, no Jardim Paulista, uma ação de conscientização da população local, denominada de "Mobilização Social Contra a Dengue", que visa, com visitas domiciliares, trabalhar a conscientização dos moradores da Zona Leste sobre os perigos da dengue e a necessidade em se eliminar diariamente os criadouros do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue.

A ação do dia 10 de março, terá início na Praça San Leandro e contemplará todo o bairro Jardim Paulista, localizado na zona Leste de Ribeirão Preto. Esta região foi escolhida para a Mobilização Social devido ao fato dela apresentar índices preocupantes de infestação do mosquito transmissor da dengue e pelo fato do aumento de casos de dengue registrados naquela região, segundo comprovam dados de pesquisa realizada pela Divisão de Controle de Vetores do município.

Na pesquisa realizada no mês de dezembro de 2006, pela Divisão de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos de Ribeirão Preto, o índice de Breteau registrado no bairro foi de 8,5. Número preocupante, pois tal índice, segundo as autoridades de saúde, deve ser menor que 1. Quanto mais alto for o índice de Breteau registrado, maior deve ser a preocupação da população com a doença, bem como com o trabalho de prevenção.

"Devido ao alto índice de criadouros do mosquito registrado pela pesquisa no bairro, esta região apresenta grandes possibilidades de aumento na transmissão do vírus e conseqüentemente da doença", diz Maria Luiza Santa Maria, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, que afirma ter havido 41 casos da doença confirmados este ano na cidade.

A ação de Mobilização Social a ser realizada pelos alunos e professores da Unaerp deve visitar pelos menos dez mil imóveis na região do Jardim Paulista. Esta ação vai mobilizar mais de seiscentas pessoas, entre elas universitários e docentes da universidade, além de agentes da Divisão de Controle de Vetores da cidade e agentes comunitários, que estarão divididos em 25 equipes de aproximadamente 25 pessoas cada, que trabalharão na intensificação do trabalho de conscientização da população a ser desenvolvido naquela região. Nas visitas, os moradores receberão orientações para o combate do mosquito da dengue como, por exemplo, cuidar de recipientes normais ou naturais, vasos e pratos de plantas, evitar o acúmulo de água nesses objetos, entre outras instruções.

Segundo Maria Luiza, o trabalho de conscientização a ser realizado no bairro Jardim Paulista pode encontrar dificuldades quanto à ausência das pessoas em suas casas, por motivos de trabalho, estudo, entre outros. "Daí ser importante à população saber antecipadamente dessa ação e poder receber bem os voluntários", diz a funcionária do Controle de Vetores. "É de grande valor a proposta da junção Unaerp e Secretaria da Saúde para combater a proliferação do vírus da dengue. Este trabalho vai contribuir para a mudança do comportamento dos moradores dessa região, o que permitirá colher bons frutos futuramente", afirma Maria Luiza.

A proposta da Universidade de Ribeirão Preto não se restringe apenas em realizar o trabalho no próximo dia 10 de março, mas sim de continuação dessa atividade, sempre na conscientização da população no combate à dengue, para que se tenha um controle da infestação do mosquito e a redução dos índices de Breteau.

No dia 10 de março, além da mobilização a ser feita junto aos moradores do Jardim Paulista, acontecerá na praça San Leandro do bairro, apresentações musicais, brincadeiras educativas com crianças, alongamentos, e um carro de som da universidade vai percorrer todo bairro divulgando a Mobilização Social de Combate a Dengue. Esta ação é uma promoção dos cursos de Licenciatura Plena em Música, Pedagogia, Letras, Educação Física e Comunicação Social da Unaerp.