Retrospectiva IMPRENSA2005: Ensinando o medo
Retrospectiva IMPRENSA2005: Ensinando o medo
Retrospectiva IMPRENSA2005: Ensinando o medo
Nova pagina 1 Na edição de janeiro/fevereiro, a Revista IMPRENSA fará uma retrospectiva com os grandes furos e reportagens do ano de 2005 dos maiores veículos de comunicação de todo o país.
Como foram muitas as matérias selecionadas, nem todas couberam na revista. Portanto, você pode conferir várias delas exclusivamente através do Portal
IMPRENSA.
Por meio de uma série de reportagens intitulada "Escolas do Medo" - que teve início no dia 05 de junho - o Jornal do Brasil mostrou que alunos das escolas públicas sofrem influência do tráfico de drogas dentro de suas próprias escolas.
A repórter Waleska Borges e o subeditor do caderno "Cidade", Gustavo de Almeida, ouviram professores, alunos e especialistas de diversas áreas. As declarações só confirmaram que os jovens já assimilam os conflitos entre facções criminosas do Rio, levando a violência para a sala de aula.
Casos de jovens segregados por serem de comunidades dominadas por facções rivais, professores ameaçados e escolas fechadas pelo luto imposto por quadrilhas foram alguns dos casos descritos.
A reportagem levou o jornal a ganhar a 4a Edição do Prêmio Ibero-americano da Comunicação de Imprensa Escrita, concedido pelo Unicef.






