Retrospectiva IMPRENSA 2005: Redescobrindo o Brasil

Retrospectiva IMPRENSA 2005: Redescobrindo o Brasil

Atualizado em 28/12/2005 às 12:12, por .

Retrospectiva IMPRENSA 2005: Redescobrindo o Brasil

Nova pagina 1

Na edição de janeiro/fevereiro, a Revista IMPRENSA fará uma retrospectiva com os grandes furos e reportagens do ano de 2005 dos maiores veículos de comunicação de todo o país.

Como foram muitas as matérias selecionadas, nem todas couberam na revista. Portanto, você pode conferir várias delas exclusivamente através do Portal
IMPRENSA.

"Do sertão ao canavial", série publicada no Diário do Nordeste no mês de julho, trata da exploração da mão-de-obra nordestina por empresas paulistas. A pauta teve origem por meio de um morador de Ererê, cidade situada a 310 quilômetros de Fortaleza, que disse que centenas de homens deixam aquele município em comboio para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar de São Paulo.

Os repórteres acompanharam todo o percurso dos trabalhadores do Ceará até São Paulo. Descobriu-se que o trabalho era braçal e que os homens, na verdade, trabalhavam como máquinas.

"Tive que ser muito cuidadoso para me aproximar das pessoas que iam trabalhar, afinal de contas era um trabalho clandestino e elas não queriam falar muito", afirma Antônio Simões, repórter que assinou a matéria. "Demorarmos cerca de três meses e meio para acabar tudo, foi bem trabalhoso".

A matéria recebeu menção honrosa no Prêmio ABS de Jornalismo Impresso. Com ela, também, o Diário do Nordeste recebeu o Prêmio ABS de Veículo Jornalístico. A série foi finalista do VII Prêmio Imprensa Embratel, categoria Nordeste, bem como do 50º Prêmio Esso, categoria Nordeste.