Retrospectiva: Confira os jornais-laboratório que foram destaque na Revista IMPRENSA em 2005
Retrospectiva: Confira os jornais-laboratório que foram destaque na Revista IMPRENSA em 2005
Retrospectiva: Confira os jornais-laboratório que foram destaque na Revista IMPRENSA em 2005
A seguir confira os jornais-laboratório que foram destaque nas páginas de IMPRENSA em 2005:Notícias da Vila - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
(Rio de Janeiro, RJ)
fcs@uerj.br
O Notícias da Vila é uma interessante experiência elaborada pelos estudantes do sexto e do sétimo períodos do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Bimestral, a publicação é dividida em dois cadernos (Cá na Vila e Jornal da Vila) ambos totalmente voltados à população de Vila Isabel, bairro próximo a Universidade. Organizado pelos professores João Pedro Dias Vieira e Luiza Mariane, o jornal possui uma tiragem de 3 mil exemplares e é distribuído gratuitamente aos moradores da região pelos próprios estudantes. Instituído desde 16 de maio de 2002, o jornal recebeu o reconhecimento da pelo serviço prestado a comunidade em setembro de 2002 quando conquistou o Prêmio Lions de Comunicação.
Claro! - Universidade de São Paulo
(São Paulo, SP)
claro@eca.usp.br
Em circulação desde 1996, o Claro! é produzido pelos alunos do 6º semestre noturno do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações, sob a orientação da professora Nacy Ramadan. Ao longo de suas 8 páginas, a publicação aborda pautas variadas, como política, religião e cultura, dentro de um único tema. Com tiragem de 10 mil exemplares, o jornal é um suplemento mensal do Jornal do Campus, também produzido por alunos da ECA, e pode ser adquirido no campus da universidade. Aos interessados, os alunos mantêm um site (www.eca.usp.br/claro) com as reportagens publicadas no suplemento.
O Marco - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(Belo Horizonte, MG)
jornalmarco@pucminas.br
Com 32 anos de história, o jornal laboratório O Marco é um dos mais antigos do meio acadêmico. Organizado pelos professores Fernando Lacerda, Maria Líbia, José Maria Moraes e o Eugênio Sávio, a publicação é aberta a todos os estudantes de jornalismo da PUC/MG. Com 8 edições anuais e tiragem de 12 mil exemplares, O Marco é distribuído nos campus Coração Eucarístico e São Gabriel da universidade. Em setembro de 2004 o jornal inaugurou um novo projeto gráfico, segundo João Renato Faria, um dos colaboradores do jornal, "É o sétimo projeto, e foi elaborado com base em discussões entre os coordenadores dos cursos de Comunicação Social da PUC Minas, a equipe de edição do jornal e alunos".
Sob Pressão - Universidade de Fortaleza
(Fortaleza, CE)
cch@unifor.br
Atualmente em sua 5ª edição, o Sob Pressão é o jornal experimental produzido pelos estudantes do curso de jornalismo da Universidade de Fortaleza. Fundado em 2004, a publicação é comandada pelo professor Nilton Almeida e aborda diversos temas do cotidiano de Fortaleza, como os movimento sociais e as últimas eleições. Bimestral, o Sob Pressão possui 16 páginas em formato tablóide. A tiragem de 3 mil exemplares, com distribuição feita pelos próprios alunos no campus da universidade.
Em Tempo - Unifieo(Osasco,SP)
0800-171967
O Em tempo é um projeto de jornalismo experimental bimestral que existe há dois anos na Fundação Instituto de Ensino para Osasco (Unifieo). São seis professores que passam as pautas aos alunos a partir do quinto semestre do curso de Jornalismo. As matérias fazem parte da avaliação do curso e as melhores são premiadas com a publicação no jornal-laboratório. Há apenas um problema: se o aluno tiver que sair das dependências da faculdade para realizar a matéria, a Unifieo não disponibiliza materiais como câmeras fotográficas ou gravadores. Além do formato impresso, há também a versão em rede da publicação, que pode ser encontrada no site: www.fieo.br.
Em Pauta - Uniandrade
(Curitiba, PR)
jornalismo@uniandrade.br
Com periodicidade mensal, o jornal laboratório Em Pauta é produzido pelos estudantes do quarto e sexto período do curso de Jornalismo do Centro Universitário Campos de Andrade. A iniciativa tenta resgatar as grandes reportagens e traz notícias sobre os mais variados temas da atualidade. Toda a produção de design, pautas, textos e fotografias fica a cargo dos universitários. O jornal é impresso e cada edição possui um tema diferente, o que, para os professores responsáveis pelo projeto, garante o aprofundamento das discussões entre os alunos. Dois jornalistas e um publicitário acompanham e orientam o trabalho: dão apenas as ordenadas, deixando a cargo dos alunos muitas decisões nas matérias.
Jornal Laboratório - Faculdades Integradas Hélio Alonso
Rio de Janeiro,RJ
info@facha.edu.br
O Jornal Laboratório é o veículo feito pelos estudantes de Jornalismo da faculdade. São, na verdade, duas revistas mensais: uma feita pelos alunos do campus localizado no bairro do Botafogo, e outra pelos alunos do campus do Méier. A primeira é a mais antiga e aborda assuntos ligados ao próprio bairro e arredores, com matérias de comportamento, serviços e temas de interesse coletivo. Disposta em 12 páginas, a revista reserva sempre a última para uma entrevista realizada com algum jornalista de destaque. Pedro Bial, Ricardo Noblat e Ricardo Boechat são alguns dos entrevistados que já passaram por lá. Os alunos, direcionados pelo professor Paulo Cezar Guimarães, editor-executivo do Jornal Laboratório, são os responsáveis pelas matérias e até pela formulação de pautas. A parte gráfica, entretanto, fica ao encargo de profissionais do laboratório de artes gráficas, sem que nenhum estudante participe. A revista editada no Méier é temática, mais voltada para os alunos que estão concluindo o curso e encaminhando o TCC, já que faz parte da carga disciplinar.
O Kabum! - Universidade Alves Faria
(Goiânia, GO)
Elaborado pelos alunos do 4º período matutino e noturno do curso de jornalismo da Universidade Alves Faria, o jornal possui quatro edições semestrais com mil exemplares cada. O Kabum! é composto por doze páginas formato tablóide. A distribuição é feita pela universidade para todas as faculdades de jornalismo do Brasil, para a imprensa local e para os alunos da instituição. Com três anos de existência, O Kabum! ganhou em 2004 um prêmio da Secretaria Nacional Antidrogras (Senad). A publicação aborda temas como meio-ambiente, urbanismo, educação, cultura, política, comportamento, esporte e em toda edição é publicado um artigo de autoria de um aluno do curso e o editorial fica por conta dos alunos responsáveis pela produção.
Momento - UniFIAM-FAAM
(São Paulo, SP)
jornalismofiam@yahoo.com.br
Publicado em duas versões, uma eletrônica (http://www.jornalexpress.com.br/fiam) com a atualização semanal e uma impressa com periodicidade mensal, O Momento é o jornal elaborado pelos estudantes do 2º e 3º semestre do curso de jornalismo das Faculdades Integradas Alcântara Machado. Publicada desde a década de 1980, a edição impressa aborda o cotidiano da universidade. Com uma tiragem de 1,5 mil exemplares, o jornal é distribuído pelos próprios alunos. Já a versão on-line funciona desde 2002. Segundo o professor-editor Arquimedes Pessoni, a versão da internet "mistura produção dos alunos com um clipping de matérias que possam interessar nosso público-alvo. Assim, as matérias que apresentarem perfil editorial e qualidade de texto podem também aparecer em nossa versão mensal impressa".
Grande Circular - Faculdades Nordeste
(Fortaleza, CE)
grandefortaleza@fanor.com.br
Sob a orientação da professora Ana Quezado, o jornal laboratório "Grande Circular" é elaborado pelos estudantes do 4º e 5º semestres das Faculdades Nordeste (Fanor). Em circulação desde 2003, a publicação propõe matérias que giram em torno do cotidiano de um bairro da cidade de Fortaleza. Além de proporcionar ao aluno um contato direto com o jornalismo, um outro objetivo desse trabalho é mostrar para as comunidades que são abordadas em cada edição que elas podem e devem procurar montar um veículo impresso próprio, que procure valorizar o bairro onde elas moram, ao mesmo tempo em que funcione como um instrumento de reivindicação junto às autoridades. O "Grande Circular" possui 12 páginas, periodicidade semestral e uma tiragem de 2 mil exemplares.
O Cobaia - Universidade do Vale do Itajaí
(Itajaí, SC)
jane@univali.br
O jornal laboratório o "Cobaia" foi concebido em setembro de 1993, quando os acadêmicos da primeira turma chegaram ao 5º período. Até julho de 1999, a publicação era de responsabilidade exclusiva dos acadêmicos do 5º e 6º períodos. Em 1997 o jornal ganha um prêmio na Exposição Universitária da Pesquisa em Comunicação - Expocom.Hoje, equipes de voluntários - alunos do 1º ao 9º período - se revezam e garantem a periodicidade do jornal, publicado mensalmente entre março e dezembro, com uma tiragem de 2 mil exemplares e 12 páginas. A editora-chefe é a professora-jornalista Sílvia Regina Pochmann de Quevedo. A professora e sua equipe também se encarregam de promover a distribuição do "Cobaia", que circula via mala-direta em todas as universidades brasileiras, sempre tendo como premissas em sua política editorial o respeito à diversidade de idéias, associado ao combate a discriminações de qualquer natureza.
TelaUN - Centro Universitário Positivo
(Curitiba, PR)
http://jornalismo.unicenp.br
O telejornal TelaUN é resultado de uma parceria entra o Centro Universitário Positivo e a TV Comunitária de Curitiba. O programa vai ao ar desde 2003, quando o canal passou a exibir em sua programação matérias produzidas pelos estudantes de jornalismo da universidade. Em 2004 esta participação foi ampliada e entre outras atividades, os alunos realizaram entrevistas ao vivo, com uma hora e meia de duração cada, com os candidatos à Prefeitura de Curitiba. Em 2005, devido a grande repercussão, o projeto ganhou uma edição diária na TV Comunitária. Além do tele-jornal, os alunos também produzem outros produtos editoriais, como o jornal LONA (Laboratório da Notícia), a Rádio Teia, a revista Entrelinha, a agência de notícias Jornalismo Expresso e uma assessoria de imprensa experimental, o Noca (Núcleo de Assessoria em Comunicação). O professor e coordenador do curso de jornalismo da universidade, Alexandre Castro, comenta que "a participação nos veículos é aberta aos 420 alunos de todas as séries do curso, que são responsáveis tanto pelo conteúdo jornalístico quanto pela operação dos equipamentos".
O TelaUN vai ao ar em Curitiba e Região Metropolitana, de segunda a sexta-feira, das 23h às 23h30, pela TV Comunitária (canal 5 da NET e canal 72 da TVA).
Revista Primeira Impressão
(UNISINOS - Porto Alegre/RS)
agexcom@icaro.unisinos.br
Elaborada pelos alunos do curso de jornalismo da Unisinos, a revista experimental "Primei-ra Impressão" entrou em sua 23ª edição em julho. Sob o comando dos professores Miro Bacin e Thaís Furtado, nesse número publicação abordou o tema: "Cinema e realidade", nos quais os estudantes desenvolveram matérias sobre pessoas que viveram histórias seme-lhantes a de filmes famosos. Com tiragem de 1.500 exemplares semestrais, a publicação é distribuída para as faculdades de jornalismo de todo o Brasil, para a imprensa do RS e prin-cipais veículos do centro do país. Em seu último número, a "Primeira Impressão" teve co-mo tema "Loucuras Contemporâneas" e foi considerada a melhor revista experimental do Brasil no Expocom/2004.
Projeto ABC
(IMES - São Caetano/SP)
monica.caprino@imes.edu.br
O jornal laboratório "Projeto ABC" é elaborado desde 2003 pelos alunos do terceiro ano de Jorna-lismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES). Bimestral, o tablóide de 16 páginas, é elaborado sob orientação dos professores Carlos Côrrea (Técnicas de Reportagem), Mônica Caprino (Edição); Fernando Pereira (Fotojornalismo) e Marcos Nepomuceno (Planejamento Gráfico). São 2 mil exemplares distribuídos em outras instituições de ensino e, via mailling, para autoridades, entidades e representantes da sociedade civil da região do ABC paulista, onde se localiza a universidade.O foco regional é a principal preocupação do jornal Projeto ABC, que dá espaço para reportagens incluídas em várias: Desenvolvimento regional, Qualidade de vida, Meio ambiente, Responsabilidade social, Identidade regional, entre outras.
Jornal Unifolha
(UNIDERP - Campo Grande/MS)
unifolha@uniderp.br
O "Unifolha" é uma publicação mensal, dividido em dois cadernos de oito páginas cada, nas quais são abordadas as editorias de política, economia, cidades, bairro, rural, informáti-ca, esportes, cultura, polícia, turismo, educação e saúde, além de uma matéria especial temática. O primeiro número do "Unifolha" foi publicado em outubro de 1998 e no próximo mês de agosto o jornal chega a sua edição de número 50. Atualmente a publicação é coor-denada pelo professor Alexandre Maciel e produzido pelos alunos do terceiro e quarto se-mestre da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Com cinco mil exemplares mensais, o jornal é distribuído gratuitamente pelos alunos na avenida Afonso Pena, a mais movimentada de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
Artefato
(UCB - Brasília/DF)
janara@ucb.br
O Jornal Artefato, da Universidade Católica de Brasília, está em circulação desde 1999. O produto editorial faz parte das atividades da disciplina Edição Jornalística, do sétimo semestre, do curso de Jornalismo. Temática, a publicação possui 16 páginas em formato tablóide e o projeto gráfico é livre, deixando o grupo autor da reportagem, responsável pela composição e diagramação desta na página. As professoras responsáveis pela orientação são Janara Sousa e Rafiza Varão. O jornal laboratório Artefato é mensal e sua tiragem é de 10 mil exemplares distribuídos para alunos de ensino médio, de 14 a 20 anos, de escolas públicas e privadas do Distrito Federal.
Questão de Ordem
(UFPB - João Pessoa/PB)
edonioalves@uol.com.br
O jornal Questão de Ordem foi fundado em 1981 e há quatro anos tem Edônio Alves como professor-orientador da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso. Em formato Tablóide, a publicação é mensal, possui 16 páginas e uma tiragem 500 exemplares por edição, sendo distribuídas para todo o universo da comunidade acadêmica da UFPB. O jornal não possui uma temática específica e cobre tudo o que ocorre na universidade: "Dentro de uma filosofia editorial chamaria de jornalismo analítico-interpretativo focando mais o tema do que o fato em si" - comenta o professor Edônio Alves.
Página Aberta
(PUC - Campinas/SP)
pelegrini@puc-campinas.edu.br
O jornal laboratório Página Aberta nasceu em 2003 com a disciplina Jornalismo Aplicado A e B Impresso. São responsáveis pela elaboração do jornal os alunos do 6º e 7º semestres do curso de Jornalismo. O Página Aberta seguiu até maio deste ano em formato tablóide e, na edição de junho/julho de 2005 foram apresentadas mudanças no Projeto Gráfico e Editorial. Hoje o jornal possui um formato revista, com grampos, com 24 páginas sendo 12 coloridas. Sua linha editorial é "mídia e sociedade" e o Conselho Editorial assumiu sua função na edição de junho/julho. A tiragem é de 1,5 mil exemplares e a distribuição é feita internamente pelos alunos e, externamente (para universidades), pela PUC/Campinas. Em 2004 a publicação recebeu o prêmio FEAC/CPFL na categoria Produto Universitário e no Intercom 2004 alcançou o 2º lugar na categoria Jornal Laboratório.
Lona - Laboratório da Notícia
(Centro Universitario Positivo - Curitiba/PR)
vi_aguiar@hotmail.com
Menção honrosa: Jornal Impresso
O jornal Lona (Laboratório da Notícia) é o único jornal-laboratório diário de que se tem notícia no país. Produzido pelos alunos de 1º, 2º e 3º ano do curso de Jornalismo do Centro Universitário Positivo. Segundo Ana Paula Marinho, assessora de imprensa da universida-de, "a participação dos alunos é obrigatória e em cada ano, uma disciplina diferente "ali-menta" o jornal". O Lona trabalha principalmente com matérias frias, entretanto, é obriga-tória a elaboração de uma notícia factual por edição. O fechamento do jornal é feito pelo professor orientador, Marcelo Lima, que conta com a ajuda do editor-chefe, Vinícius Bore-ki, estagiário do jornal e cursa o 2º ano do curso, "Ele fica a tarde toda no UnicenP, dia-gramando o jornal com a matérias que vão chegando. O fechamento depende da matéria factual", conta Ana. A publicação possui oito páginas em formato tablóide e tiragem de 1000 exemplares, distribuídos no campus do UnicenP. Este ano, o jornal laboratório LONA ganhou o Prêmio Sangue Novo, do Sindicato dos Jornalistas do Paraná; e menção honrosa no Expocom, no Rio de Janeiro.
Jornal O Ponto
(Universidade Fundação Mineira De Educação E Cultura - BH/MG)
paolavalente@uol.com.br
1º lugar categoria: Jornal Impresso
O Ponto é um jornal laboratório produzido pelos alunos do curso de comunicação social da Universidade Fumec desde junho de 1999. Sob a orientação da professora Ana Paola, a publicação é feita pelos estudantes de jornalismo, que participam e cuidam de todas as eta-pas, da pauta à distribuição, em parceria com os estudantes de publicidade que fazem as peças publicitárias nele veiculadas. Um dos espaços publicitários é reservado para o projeto "vitrine" do laboratório de Publicidade do curso (os alunos participam de uma espécie de concurso interno e a melhor peça é publicada no jornal). O jornal tem tiragem de 5 mil e-xemplares, é distribuído gratuitamente em alguns pontos da zona sul da cidade (região onde se localiza a Fumec), outras escolas de comunicação, Assembléia Legislativa, Câmara Mu-nicipal, veículos de comunicação.
Cpj - Central De Produção Jornalística
(Centro Universitário Newton Paiva - BH/MG)
cpj@newtonpaiva.br
1º lugar categoria: Agência Experimental
A CPJ - Central de Produção Jornalística - trabalha com uma série de projetos, todos na área de impressos. Há quatro anos os alunos elaboram publicações institucionais para os cursos de Economia, Comércio Exterior, Marketing, Secretariado e um para a Associação de ex-alunos do Centro Universitário Newton Paiva. A idéia cresceu e a CPJ passou a for-mar parcerias com diversos setores da sociedade. Hoje são produzidos aproximadamente 20 trabalhos editoriais, dentre eles se destacam os de responsabilidade social (jornal para co-munidades carentes como a da favela do Sumaré, na Zona Noroeste de Belo Horizonte ou para a Leuceminas, clínica para crianças carentes portadoras de leucemia, para os hospitais da Baleia e PHD Pace), agronegócio (jornal "Holandês", para a Associação de Criadores de Gado Holandês do Estado de Minas Gerais) e turismo (jornal Minas Turismo, de Sete La-goas). A CPJ trabalha com 29 estagiários, todos com estágios remunerados pela instituição, em bolsas que vão da ajuda de custo no transporte, R$ 58, a bolsas de R$ 306, para os mo-nitores. O acesso se dá por meio de concurso interno, realizado semestralmente, em que os alunos ficam rankeados e são chamados de acordo com a demanda. Os estágios na CPJ du-ram de seis meses a um ano.
Noticiário Brás-Moóca e Vila Olímpia
(Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo/SP)
Contato: (11) 3847-3184
O Noticiário Brás-Mooca e Vila Olímpia é uma publicação do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, elaborado pelos alunos dos 3º e 4º períodos do Curso de Jornalismo, sob a orientação do professor Fábio Cardoso. O jornal possui quatro páginas e aborda o cotidiano dos bairros os quais a universidade possui faculdades de jornalismo. A publicação ficou 1 ano na gaveta e segundo o professor orientador volta a circular este mês. Mensal, o boletim possui tiragem de 1 mil exemplares e a distribuição é feita pelos próprios alunos
Em Foco
(Isca Faculdades - Limeira/SP)
ppj@alie.br
O jornal laboratório Em Foco foi criado em 2001 e está em sua 34a edição. É produzido pelos alunos do curso de Jornalismo do Isca (Instituto Superior de Ciências Aplicadas) em dois semestres (4o e 5o), no âmbito das disciplinas Jornal Laboratório I e II e Produção Gráfica I e II. Toda a discussão editorial é realizada na disciplina Jornal Laboratório e a discussão sobre o desenho de páginas em Produção Gráfica, o que totaliza oito horas semanais de dedicação ao jornal. Como os dois trabalhos são realizados com a mesma turma, o processo de produção do veículo experimental ganha em dinamismo e envolvimento dos estudantes. O Em Foco aborda temas de interesse geral, como saúde, esporte, economia e meio ambiente, e circula em Limeira e cidades da região, é bimestral e possui tiragem de 1.500 exemplares. A professora editora é a jornalista Socorro Veloso. O projeto gráfico do jornal é coordenado pela professora Daniella Rubbo.
Grafite e A Página
(Uninove - São Paulo/SP)
renatov@uninove.br
O estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Nove de Julho desenvolvem 3 produtos jornalísticos: o Grafite, jornal mural semanal sobre cultura e lazer é afixado nas dependências de todas as unidades da Uninove, chegando a um publico superior a 50 mil pessoas. O jornal impresso, A Página, que conta com tiragem de 1.000 exemplares e é distribuído mensalmente para os alunos dos cursos de comunicação. Em sua última edição, o A Página foi especial sobre o Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista, evento que reuniu cerca de 180 municípios no Parque da Água Branca. Os alunos da universidade também produzer um site com notícias, o Inove (http://www.uninove.br/inove). No Inove são abordados temas como cidadania, cotidiano, cultura, economia, esportes, internacional, além da publicação de crônicas e poesias produzidas também pelos alunos.






