Retrospectiva 2005: Record enumera suas grandes reportagens
Retrospectiva 2005: Record enumera suas grandes reportagens
Atualizado em 06/12/2005 às 13:12, por
Denise Moraes / Redação Portal IMPRENSA.
Retrospectiva 2005 : Record enumera suas grandes reportagens
Por Na próxima edição, a Revista IMPRENSA fará uma retrospectiva com tudo o que foi manchete no ano de 2005. Confira abaixo o depoimento da equipe de jornalismo da Rede Record, que se destacou neste ano com grandes reportagens exibidas nos programas "Repórter Record" e "Domingo Espetacular""Em 2005, o jornalismo da Record deu muito mais que uma grande manchete. Foram cinco", diz Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo da emissora. As matérias escolhidas por ele são:
12 de junho - Entrevista exclusiva com o ex-jogador Edinho, filho de Pelé, preso sob acusação de tráfico de drogas, feita Milena Buosi, Leandro Santana e Leandro Cipoloni, do programa "Domingo Espetacular".
Paulo Nicolau, editor-chefe do Domingo Espetacular, conta como foi: "Conseguimos uma fita em que o Edinho confessava o crime enquanto estava preso n Polícia Civil. Com base nela, fizemos uma grande reportagem e também uma exclusiva com o ex-jogador"
18 de setembro - Entrevista exclusiva com o juiz João Carlos da Rocha Mattos, que levou à sua convocação para depor na CPI dos Bingos no Senado, feita por Leandro Cipoloni, do programa "Domingo Espetacular".
"O Rocha Mattos era peça-chave na questão da morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel. Isso porque ele teve acesso ao conteúdo de várias fitas que mostravam gravações telefônicas entre políticos de Santo André", explica Nicolau. Apreendidas pela Polícia Federal na ocasião da prisão de Rocha Mattos, as fitas jamais foram encontradas e, à exceção do juiz e de alguns policiais, não foram ouvidas por ninguém. "Na matéria que fizemos, ele declarou que "pessoas muito próximas ao presidente Lula têm as mãos sujas de sangue". E completou: ""por omissão"", diz Nicolau.
13, 20 e 27 de marco e 3 de abril - "Imbroglione - O Cidadão Fantasma" - série de reportagens sobre a indústria da falsificação no Brasil, finalista dos prêmios Embratel e Esso 2005, feita Paulo Nicolau, Luiz Mendes, Leandro Cipoloni, Antonio Chastinet e Steve Ribeiro, do programa "Domingo Espetacular".
Um manequim de loja ganhou certidão de nascimento, CPF, RG, carteira de motorista e de trabalho. Ele se casou no civil e, por fim, foi morto, tendo também uma certidão de óbito. O rosto do boneco foi criado em computador e o nome foi propositadamente escolhido para despertar suspeitas: o nome era Vitor (referência a Victor Lustig, um famoso estelionatário que conseguiu vender duas vezes a Torre Eiffel, em Paris) e o sobrenome, Imbroglione, palavra que significa "golpista" em italiano. A investigação jornalística durou quarenta dias e revelou um retrato escandaloso da impunidade no país. Apenas um plaqueiro foi preso. "A idéia dessa matéria era mostrar como funciona a indústria da falsificação de documentos no país", conta Nicolau. "Nós aproveitamos a estrutura da Record e fazemos todo o tipo de matéria, independentemente do tempo que ela leva para ficar pronta. O legal é apresentar uma reportagem em profundidade, como foi o caso desta", diz.
"Labirintos do carvão" - também finalista do Prêmio Esso 2005 - uma reportagem especial sobre o drama dos carvoeiros do interior de Santa Catarina, feita pelo repórter José Luiz Tavares, do programa "Repórter Record".
A equipe do "Repórter Record" percorreu quilômetros dentro da terra, a 145 metros de profundidade, para mostrar uma frente de trabalho, e acompanhou o momento mais arriscado na vida dos mineiros: a explosão de dinamite nas galerias. A reportagem mostrou também os efeitos devastadores da mineração sobre o meio ambiente: milhões de toneladas de rejeitos, rios amarelados e a tragédia dos trabalhadores que tiveram os pulmões devastados pela poeira do carvão, condenados à morte enquanto respiravam com a ajuda de cilindros de oxigênio...
2 de janeiro - A Tragédia do Tsunami (feita pelo repórter Herbert Moraes) "Fomos a primeira equipe brasileira a chegar ao país, um dos mais devastados pelo maremoto", conta Tavolaro.
Nicolau diz que uma semana após a tsunami Herbert já estava no Sri Lanka, entrando ao vivo durante a programação da emissora.
Conheça os jornalistas
Leandro Cipoloni , 27 anos, é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Nos oito anos de profissão, trabalhou no jornal A Gazeta Esportiva , no Jornal da Tarde e como editor na TV Gazeta. Atua em reportagens de política e investigativas. Hoje é coordenador de produção e pauta do "Domingo Espetacular", da TV Record.
Antonio Chastinet , de 35 anos, é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atua há 10 anos na cobertura de polícia, justiça e reportagens investigativas, com passagens pelo jornal Diário Popular , Rádio Bandeirantes e TV Record. Hoje está no SBT.
Paulo Nicolau , 39 anos, é editor-chefe do Domingo Espetacular. Começou na EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, onde trabalhou durante seis anos. Em seguida, foi convidado para trabalhar na Record, em São Paulo, onde está desde 1994. Na emissora, trabalhou em vários telejornais como editor-executivo ou editor-chefe. Participou das equipes que criaram o "Fala Brasil" e o "Tudo a Ver".
Luiz Mendes , 52 anos, é jornalista, radialista e professor universitário na área de Comunicações Sociais. Iniciou a carreira em 1975 nos, então, Estúdios Silvio Santos. Participou da criação e consolidação do SBT, como produtor, diretor de programas e editor de jornalismo, sendo um dos criadores do "Aqui Agora". Na Record desde 2002, exerceu as funções de diretor de programas, editor de jornalismo e diretor de externas.
Reinaldo Ribeiro Rocha (Steve Ribeiro) , 37 anos, começou no jornalismo investigativo em 1990. Trabalhou na TV Gazeta, na TV Bandeirantes e na TV Record. Especialista em equipamentos de microcâmera, utiliza-se de sua experiência como investigador na área policial. Atualmente, faz trabalhos para o SBT.
Milena Buosi , 28 anos, formou-se em Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Foi repórter do Diário Popular , do Jornal da Tarde e da Folha Online. Trabalhou ainda para a NotiMex, uma agência de notícias do México. Está em televisão desde o início deste ano, quando foi contratada pela TV Record.
Leandro SantAna , 26 anos, cursou Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Sempre trabalhou com televisão. Começou na TV Bandeirantes, onde foi produtor e repórter. Teve passagens pela RedeTV! e pela produtora GW. Desde o início de 2005, está na produção do "Domingo Espetacular", da TV Record, onde atua em reportagens investigativas e na área policial.
Herbert Moraes , repórter especial do "Domingo Espetacular". é de Goiás, começou na Record, passou pela TV Bandeirantes e voltou a Record há dois anos. Participou das principais coberturas internacionais dos últimos tempos: Tsunami, na Ásia, Afeganistão, etc.






