Resumo da ópera: No "Imprensa na TV", Gilberto Nascimento, do Correio Brasiliense, e Leila Reis, do Estado de S.Paulo, debatem o papel da mídia durante os ataques do PCC.
Resumo da ópera: No "Imprensa na TV", Gilberto Nascimento, do Correio Brasiliense, e Leila Reis, do Estado de S.Paulo, debatem o papel da mídia durante os ataques do PCC.
Atualizado em 30/05/2006 às 17:05, por
Redação Portal IMPRENSA.
Resumo da ópera: No "Imprensa na TV", Gilberto Nascimento, do Correio Brasiliense , e Leila Reis, do Estado de S.Paulo , debatem o papel da mídia durante os ataques do PCC.
O terrorismo promovido por alguns setores da mídia durante os dias da crise provocada pelos ataques do PCC em São Paulo foi o tema em debate no programa IMPRENSA na TV desta terça feira.O repórter do Correio Braziliense , Gilberto Nascimento, que também é especialista em Direitos Humanos pela Universidade Columbia, nos EUA, criticou a estratégia de comunicação do poder público. "A polícia paulista fuzilou e executou dezenas de inocentes. A maioria de jovens pobres e negros. Sobre isso, o governo quase não se manifestou. A mídia, por sua vez, foi vencida pelo cansaço", disse.
Para debater com Nascimento, o programa contou com a presença da jornalista e crítica de TV de O Estado de S. Paulo , Leila Reis. Ela disse que achou curioso e engraçado o discurso do governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), que colocou a culpa da violência na "elite branca". "Foi um desabafo pessoal. É engraçado ver o Lembro fazer um discurso de esquerda contra a elite perversa a qual ele mesmo se aliou".
Quando a pauta foi a suposta entrevista concedida pelo líder do PCC ao jornalista Roberto Cabrini, da Band, Leila se mostrou indignada. "Qual a importância de colocar um criminoso no ar? É um absurdo abrir espaço para um bandido como esse", disparou. Já Nascimento defendeu a pauta, mas disse que faltou confirmar se o entrevistado era de fato Marcos Camacho: "Se o Marcola quiser me dar uma entrevista, eu faço".
Ambos concordaram que a imprensa agiu com extrema irresponsabilidade na ocasião. "Houve um grande oportunismo, principalmente por parte da televisão", disse Leila. "Afirmaram sistematicamente que havia sido decretado toque de recolher, mas ninguém sabia se era verdade", completou Nascimento.
O programa "IMPRENSA na TV" é apresentado ao vivo, pela ALLTV (www.alltv.com.br) todas às terças-feiras, das 14h às 15h. É apresentado por Pedro Venceslau, com auxílio de Mayella Itié.






