Responsabilidade ambiental I: Gazeta Mercantil faz manifesto e anuncia "neutralização" de atividades

Responsabilidade ambiental I: Gazeta Mercantil faz manifesto e anuncia "neutralização" de atividades

Atualizado em 12/04/2007 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Responsabilidade ambiental I : Gazeta Mercantil faz manifesto e anuncia "neutralização" de atividades

O jornal Gazeta Mercantil , do grupo CBM, anunciou nesta semana uma verdadeira "revolução verde".

Em manifesto transformado em anúncio pela agência novaS/B, a publicação informou que decidiu "dar um passo fundamental" para que o mundo continue "sendo bom" para o mercado, mas também para as pessoas.

O jornal antecipa que, além de uma mini-reforma editorial, vai aderir à moda de "neutralizar" suas atividades, tornando-se a primeira publicação do gênero na América Latina a adotar a prática.

A chamada neutralização programa, por meio de cálculos que quantificam a emissão de carbono de uma pessoa ou empresa, a plantação de árvores que contrabalançariam os prejuízos causados por essa emissão.

De acordo com o manifesto, as edições da Gazeta Mercantil passam a ser neutralizadas a partir do dia 26, quando também serão lançadas as "assinaturas verdes" e os "anúncios neutralizados".

Além disso, o jornal deve começar a cobrir, com mais ênfase e regularidade, temas ambientais, que envolvem o aquecimento global, e ações e práticas administrativas de grandes empresas em relação ao problema - sobre o qual, para a publicação, "todo mundo fala, principalmente a imprensa, mas que infelizmente fica mais no discurso do que na prática".

Um novo blog no site da Gazeta Mercantil também será lançado, para formar uma espécie de fórum de sugestões, críticas e idéias. O jornal quer "discutir com leitores, fornecedores, anunciantes e parceiros sobre essa nova postura".

"Nosso compromisso agora é com o futuro. Com o futuro do seu negócio e com o futuro do mundo em que todos vivemos", finaliza o manifesto.