Repulsa: 3,2 milhões fogem da propaganda política em SP

Repulsa: 3,2 milhões fogem da propaganda política em SP

Atualizado em 18/08/2006 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Repulsa: 3,2 milhões fogem da propaganda política em SP

Pelo menos 3,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo deixaram de assistir à TV aberta entre 20h30 e 21h20 nos dois primeiros dias de horário eleitoral, informa a Folha de S.Paulo . Segundo o jornal, cerca de 45% dessa população simplesmente desligou a TV. O restante manteve a TV ligada, mas não em canais abertos provavelmente, em DVDs, videogames e TV paga.
Na terça-feira anterior à da estréia da propaganda política, dia 8, 72% dos televisores da Grande SP estavam ligados entre 20h30 e 21h20. Na última terça, com o horário eleitoral, esse índice caiu para 59%. Ou seja, 13% do total de televisores da Grande SP, que representam cerca de 1,4 milhão de telespectadores, foram desligados.
Dos 59% dos televisores ligados, só 43% sintonizaram no horário eleitoral. Isso quer dizer que 16% de todas as residências da Grande SP mantiveram suas TVs ligadas, mas em outras mídias (DVD, videogames, etc.). Esses 16 pontos percentuais representam 880 mil domicílios. Como no horário nobre é razoável calcular dois telespectadores por domicílio, isso quer dizer que mais 1,8 milhão de pessoas não viram a propaganda eleitoral, embora tenham usado o televisor.
Anteontem, os números repetiram os de terça. A novela das oito da Globo, "Páginas da Vida", diferentemente dos programas das outras TVs exibidos depois do horário eleitoral, vem mantendo a mesma audiência da semana anterior.