Release: Revista Horizonte Geográfico revela como o país-sede da Copa do Mundo protege o meio ambiente

Release: Revista Horizonte Geográfico revela como o país-sede da Copa do Mundo protege o meio ambiente

Atualizado em 09/06/2006 às 18:06, por Ana Maria Yahn - Editora HORIZONTE.

Release: Revista Horizonte Geográfico revela como o país-sede da Copa do Mundo protege o meio ambiente

Ninguém espera que os anfitriões dêem uma lição de futebol na Copa do Mundo 2006. Afinal, neste quesito, somos mesmo brasileiros. Mas é certo que os alemães estão aproveitando este momento para dar ao mundo uma aula de proteção ambiental - uma tradição no país. A maneira como a Alemanha cuida do meio ambiente é destaque de capa da edição de junho da revista HORIZONTE Geográfico, que chega às bancas mostrando como funciona a Iniciativa Green Goal, um programa alemão que tem a meta de reduzir a poluição e os demais problemas ambientais causados pelo mais importante evento de futebol do mundo.

Além de mês de torcida pela Seleção Brasileira, junho é especial porque é tempo de festa junina . Os santos prediletos dos brasileiros - São João, São Pedro e Santo Antônio - são festejados por todo o país, principalmente no Nordeste. E ali destaca-se a rivalidade entre duas cidades que garantem possuir a maior festa do planeta. Caruaru, em Pernambuco; e Campina Grande, na Paraíba, a cada ano, apresentam novas atrações no mês de junho. A HORIZONTE Geográfico conta a história desta tradição religiosa que se transformou em uma grande festa que gera emprego, mobiliza a população e atrai milhões de turistas às duas cidades.

Quem conhece as praias inesquecíveis de Caraíva e Espelho pode não saber que naquela região do sul da Bahia e também no norte do Espírito Santo está se desenvolvendo um dos maiores projetos de recuperação da Mata Atlântica no Brasil. O projeto visa unir pedaços isolados do que restou da floresta, para preservar a biodiversidade que hoje corre risco de extinção. Na região, empresas, fazendeiros, organizações não-governamentais e governos estaduais se uniram para salvar a mata e os animais que nela habitam. Entre eles, o muriqui, o maior macaco brasileiro , que é tema de uma reportagem especial também nesta edição da revista.

O ensaio do premiado fotógrafo Alex Ferro retrata a vida dos trabalhadores das antigas salinas do Rio de Janeiro , marcados pela dura rotina em meio ao sol e à alta salinidade. No Dossiê Desenvolvimento Sustentável , a revista mostra como pequenos projetos de exploração ecológica da floresta, do cerrado e da caatinga estão ganhando escala comercial, gerando produtos que chegam às vitrines da moda nas grandes cidades. São boas idéias que trazem renda, melhoram a vida dos habitantes e contribuem para preservar a floresta.

Ana Maria Yahn
Editora HORIZONTE
Revista HORIZONTE Geográfico
horizonte@horizontegeografico.com.br