Release: Chopp Brahma esquenta torcida brasileira com ações em mais de nove mil bares do país
Release: Chopp Brahma esquenta torcida brasileira com ações em mais de nove mil bares do país
Atualizado em 30/05/2006 às 09:05, por
Fonte: In Press Porter Novelli.
Release: Chopp Brahma esquenta torcida brasileira com ações em mais de nove mil bares do país
Serviços especiais durante os jogos, guia da Copa do Mundo e treinamentos para os pontos-de-venda são alguns dos atrativos da marca para os consumidoresNa hora de torcer, lembre-se: se o bar é bom, o chope é Brahma. É com esse mote que o chope preferido dos brasileiros promete esquentar a torcida "canarinho" durante o mundial da Alemanha. Para isso, escalou um time que vai desde promoções nos bares até a distribuição de um guia da Copa do Mundo, com curiosidades e sugestões de locais para assistir aos jogos.
"Queremos tornar a experiência de nossos consumidores a mais completa possível. Por isso, estamos reunindo o que há de mais atrativo para os fãs do futebol: o bar, uma roda de amigos e o Chopp Brahma", diz João Paulo Badaró, gerente nacional de chope da AmBev.
Pensando nisso, o Chopp Brahma idealizou uma série de serviços especiais para os freqüentadores dos principais bares do País. Sempre com nomes relacionados à copa, as promoções prometem agradar a todos os gostos. A opção "Terceiro Tempo", por exemplo, diz que, se o Brasil ganhar o jogo, todos os torcedores presentes nos bares participantes ganharão um vale-chope para consumir no mesmo local, no próximo jogo da Seleção. Já com o "Clube dos Técnicos", os consumidores podem adquirir, antecipadamente, cartelas com três opções de quantidade de chopes: Junior (20 unidades), Profissional (50) e Master (100).
Além das vantagens na compra de Chopp Brahma, os torcedores também encontrarão, nos bares participantes, o Guia Chopp Brahma do Mundial 2006, com curiosidades sobre a copa do mundo e dicas de lugares para assistir aos jogos.
Brinde especial
Para brindar as vitórias do Brasil com estilo, a agência B\\Ferraz Full Promotion desenvolveu para o Chopp Brahma edições especiais das calderetas da marca, desenvolvidas por cinco dos principais cartunistas brasileiros. Ique, Ziraldo, Paulo Caruso, Aroeira e Jaguar retrataram as cinco finais da Copa do Mundo em que o Brasil foi campeão. A Copa de 58 ficou por conta de Aroeira. A de 62 foi retratada por Jaguar. A de 70 por Ziraldo. Paulo Caruso retratou a final de 1994 e Ique a de 2002. Os interessados em colecioná-las precisam consumir três chopes Brahma e acrescentar R$ 4,00.
Treinamento
De olho na qualidade do produto que chega aos copos dos consumidores, o Chopp Brahma, por meio da Real Academia do Chopp, vai treinar e capacitar mais de nove mil bares em todo o Brasil. O treinamento, voltado para os profissionais que trabalham diretamente com o produto, engloba técnicas eficazes de como servir o chope na temperatura ideal, como manter o estoque e armazená-lo, além da manipulação correta do copo e da chopeira. Serão abordados temas como, por exemplo, o colarinho correto do chope, que deve ter exatamente três dedos para que preserve melhor o sabor, o aroma, a textura e a temperatura. Os barris também merecem atenção. É imprescindível que o bar disponha de câmera fria para o acondicionamento deles.
Consumo Responsável
Sempre atento à questão do consumo indevido de álcool, o Chopp Brahma contará com uma ação especial durante a copa. Alinhada com o Programa AmBev de Consumo Responsável, a marca incluirá em todo o seu material de treinamento mensagens salientando a importância de não dirigir após beber. "Todos os bares são orientados para passar essa mensagem adiante", diz o gerente nacional do Chope Brahma, João Paulo Badaró.
Campanha
Com o mote "NA HORA DE TORCER, LEMBRE-SE: SE O BAR É BOM O CHOPP É BRAHMA", a agência Africa preparou, especialmente para a Copa do Mundo, uma campanha englobando filme nas principais emissoras e anúncios na Internet, além de materiais de merchandising.
História do Chope
Existem registros de que há pelo menos 5.400 anos os sumérios já produziam o chope para oferecer à deusa "Nina". Nessa mesma época, o chope era utilizado como moeda para pagar os trabalhadores e também como produto de beleza para as egípcias, que acreditavam em seus poderes de rejuvenescimento.
Na Idade Média, o chope passou a ser produzido nos mosteiros. Foram os monges católicos que deram a ele o aroma e o sabor conhecidos hoje.
Em Pilsen, uma cidade da República Tcheca, no ano de 1839, os cervejeiros deram uma contribuição fundamental com a descoberta da baixa fermentação. Depois dela, o chope passou a ter uma cor clara, um sabor mais suave e maior duração para o consumo.
Estudos publicados por Louis Pasteur em 1876 sobre fermentação de microrganismos resultaram na pasteurização, que é a diferença básica entre cerveja e chope. Antes disso, não havia diferença entre esses produtos já que ambos eram crus.
Hoje, o Chopp da Brahma representa 41,9% de participação de mercado em São Paulo, 86,3% no Rio de Janeiro e 59,8% em todo o Brasil.
Confira relação das promoções:
O Hexa é Nosso: Após a compra de cinco chopes, o sexto é de graça.
Terceiro Tempo: se o Brasil ganhar, todos os consumidores presentes nos bares participantes ganharão um vale-chope para consumir no mesmo local, no próximo jogo da Seleção.
Vai Aquecendo: os torcedores que reservarem uma mesa com antecedência e chegarem no local uma hora antes ganham a primeira rodada de Chopp Brahma.
Clube dos Técnicos: os consumidores podem adquirir, antecipadamente, cartelas com três opções de quantidades de chopes: Junior (20 unidades), Profissional (50) e Master (100).
Levante o caneco: na compra de três chopes + R$ 4,00 o consumidor pode levar um dos cinco modelos de calderetas, com ilustrações das cinco finais da Copa do Mundo em que o Brasil foi campeão. Os desenhos foram desenvolvidos por cinco cartunistas famosos: Ique, Ziraldo, Paulo Caruso, Aroeira e Jaguar.






