Relatos de um repórter: "Não temos a pretensão de analisar os fatos. São apenas acontecimentos relatados através da visão de um repórter", diz Reali Jr.

Relatos de um repórter: "Não temos a pretensão de analisar os fatos. São apenas acontecimentos relatados através da visão de um repórter", diz Reali Jr.

Atualizado em 29/05/2007 às 16:05, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Relatos de um repórter : "Não temos a pretensão de analisar os fatos. São apenas acontecimentos relatados através da visão de um repórter", diz Reali Jr.

Por "Nada além de fatos, narrados através da ótica de um repórter". Essa é a definição que o jornalista Reali Jr. dá ao livro "Às margens do Sena", publicado pela Ediouro e com lançamento marcado para esta terça-feira (29/05), na Livraria Cultura, em São Paulo.

A obra, fruto de mais de 100 horas de depoimentos de Reali ao jornalista Gianni Carta, relata histórias vividas pelo ex-correspondente do jornal O Estado de S.Paulo e busca mostrar os bastidores de grandes matérias. "O projeto começou com uma entrevista que daria ao Gianne. Até que ele teve a idéia de nós irmos gravando, sem compromisso de tempo ou prazo para publicação", contou Reali Jr. ao Portal IMPRENSA. As gravações "sem compromisso" foram feitas durante um ano, nas horas vagas de ambos.

Reali garante que nunca havia pensado em escrever de próprio punho tais relatos. "Eu trabalhava demais. Começava às 7h da manhã e ia até às 22h. Nem passava pela minha cabeça a idéia de voltar ao computador depois do jantar. Queria mais é relaxar e encontrar os amigos", diverte-se.

Para o jornalista, o resultado da empreitada foi muito bom e ele alerta para a simplicidade do projeto. "O livro é um trabalho de repórter, de informação. A coisa é bem mais simples do que as pessoas imaginam. Estamos contando e revelando fatos, bastidores, sem a intenção de grandes análises políticas. O factual é o bastante", afirma.

Sobre Reali Jr.

Reali Jr. começou sua carreira como jornalista aos 16 anos, sendo que há 35 anos trabalha como correspondente no exterior. Fez a cobertura de fatos de grande relevância como a "Revolução dos Cravos", em Portugal e a abertura e democratização da Espanha.

Durante seus 50 anos de carreira, atuou pelo Correio da Manhã, o Globo, Diários Associados, O Estado de S.Paulo, Rádio Record, Rádio Jornal do Brasil e Jovem Pan.

Ainda no Brasil, trabalhou na TV Record, trabalhou na TV Record e TV Tupi. Já na França - para onde foi enviado em 1972 pela Jovem Pan - trabalhou para a TV Globo e ESPN, durante a Copa de 1998, e para a TV Bandeirantes, na Copa de 2006.

Serviço
Reali Jr.: Às Margens do Sena. Depoimento a Gianni Carta.
Lançamento: 29/05
Horário: 18h30
Local: Livraria Cultura, à Av. Paulista, 2073, no Conjunto Nacional, em São Paulo