Record: Por determinação de Edir Macedo, emissora integra pool e vai transmitir missa do Papa no Brasil

Record: Por determinação de Edir Macedo, emissora integra pool e vai transmitir missa do Papa no Brasil

Atualizado em 27/02/2007 às 12:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Record : Por determinação de Edir Macedo, emissora integra pool e vai transmitir missa do Papa no Brasil

A TV Record, controlada pela Igreja Universal, decidiu fazer parte do pool de emissoras que fará a cobertura jornalística da visita do Papa Bento XVI ao Brasil, em maio próximo.

O pool , gerenciado pela Globo, tem ainda a Band e o SBT. Pelo acordo, cada canal deve ser responsável por gerar as imagens de determinados eventos, a serem enviadas por satélite para as demais emissoras.

Em reunião na semana passada, ficou determinado que a Band cuidará do encontro do Papa com jovens no Estádio do Pacaembu, a Globo por uma missa campal no Campo de Marte e a Record por eventos no Mosteiro de São Bento, onde Bento XVI ficará hospedado e vai se encontrar com bispos locais. O SBT cederá um helicóptero.

A Record, inicialmente, iria fazer a cobertura apenas nos telejornais da casa, equiparando a visita do Papa a de qualquer outro chefe de Estado.

Mas surpreendeu os concorrentes ao decidir fazer parte do pool , gerar imagens e transmitir, quase que na íntegra, a missa a ser realizada no Campo de Marte.

Daniel Castro, na Folha de S. Paulo , informa que Edir Macedo tomou a decisão por duas questões básicas. A primeira é comercial, levando em consideração a guerra de audiência - tão valiosa para a emissora neste momento de briga intensa com o SBT pela vice-liderança.

O bispo não quer perder audiência para os demais canais - especialmente para a Globo ou Silvio Santos.

A segunda razão é aproveitar a oportunidade para reparar um erro.

Há 12 anos, um bispo da Universal chutou, ao vivo, em rede nacional pela Record, uma imagem de uma santa católica. O episódio gera polêmica até hoje.