"Ombudsman": Requião critica reportagens sobre Responsabilidade Fiscal do Estadão

"Ombudsman": Requião critica reportagens sobre Responsabilidade Fiscal do Estadão

Atualizado em 28/02/2007 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

" Ombudsman " : Requião critica reportagens sobre Responsabilidade Fiscal do Estadão

O governador reeleito do Paraná, Roberto Requião (PMDB), aproveitou uma reunião com seu secretariado para, mais uma vez, atacar o trabalho da imprensa.

Desta vez, o alvo principal da fúria de Requião - que, notadamente, mantém uma relação atribulada com a mídia - foi o jornal O Estado de S. Paulo . O encontro com os secretários foi transmitido ao vivo pela TV.

O governador atacou todos aqueles veículos que, segundo seu julgamento, perseguem sua administração. De acordo com o Estadão , "imprensa marrom" e "imprensa canalha" foram expressões recorrentes na fala de Requião para descrever o trabalho dos jornalistas.

As críticas ao Estadão foram feitas por matéria publicada na semana passada, que informava que oito estados - entre eles, o Paraná - não vinham cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com Requião, que afirmou que o jornal tem um "comportamento extraordinariamente duvidoso" e "contra os interesses nacionais", os dados usados pelo jornal foram incompletos e equivocados.

O ex-secretário de Planejamento Rubens Bueno confirmou que o Estado usou um relatório parcial e objetou-se à interpretação do repórter, que incluiu precatórios de anos anteriores como "restos a pagar" em 2006, "inchando" a dívida paranaense, e comparando os dados deste documento com outro, distinto.

A defesa do Estadão foi feita na edição desta quarta-feira (28/02). O jornal afirmou que usou, para as estatísticas do Paraná, os mesmos critérios adotados para os demais estados, depois que o Governo de Requião não quis responder à reportagem.