desvenda mundo da globalização - Portal Imprensa "> desvenda mundo da globalização - Portal Imprensa ">

Publicação: Jornalista do "New York Times" desvenda mundo da globalização

Publicação: Jornalista do "New York Times" desvenda mundo da globalização

Atualizado em 20/02/2006 às 11:02, por Gustavo Girotto / Redação Portal IMPRENSA.

Publicação : Jornalista do "New York Times" desvenda mundo da globalização

Por O "O Mundo é Plano", livro do jornalista Thomas Friedman, do "New York Times", é mais um a falar de globalização. Sucesso de público e crítica ao redor do mundo, a publicação foi classificada como diferente.

De acordo com matéria da Folha On-Line, a publicação foi analisada por Fernando Gabeira como "apologia daqueles países, ou mesmo setores, que conseguiram se inserir na globalização, aproveitando-se desta oportunidade para prosperar".

O jornalista trabalhou o contexto literário de forma leve. Como jornalismo, o livro usa, por exemplo, fábulas para falar o que quer. Uma delas é uma história africana. Toda vez que um antílope acorda, ele sabe que tem de correr mais que o mais veloz dos leões para sobreviver. Quando o leão acorda, sabe, por sua vez, que tem de correr mais que o mais lento dos antílopes, também para sobreviver. A questão: não importa se leão ou antílope, é preciso começar a correr cedo.

Friedman trabalha um ponto importante da globalização, nos dias de hoje, de maneira coloquial: a terceirização de serviços dos grandes grupos internacionais. Ele lembra que quem perde a mala numa viagem interna nos EUA e reclama pelo telefone, pode estar falando com um "call center" em Bangalore, pois grande parte desses serviços é feito hoje na Índia.

Por mais de 30 semanas na lista de mais vendidos do "The New York Times", o novo livro desmistifica esse novo mundo permitindo compreender o cenário global que se descortina diante dos olhos aguçados dos leitores.