Prêmio internacional: Britânico vence o World Press Photo 2005

Prêmio internacional: Britânico vence o World Press Photo 2005

Atualizado em 14/02/2006 às 09:02, por Gustavo Girotto / Redação Portal IMPRENSA..

Prêmio internacional: Britânico vence o World Press Photo 2005

Por Mulher nigeriana e a mão de seu filho, a foto vencedora do prêmio (autor: Finbarr O´Reilly)

O fotógrafo britânico Finbarr O´Reilly foi sagrado, na sexta-feira (10/02), vencedor do prêmio Foto do Ano no concurso "World Press Photo 2005". A imagem captada pelas lentes oculares do jornalista abordou uma mulher nigeriana e seu filho faminto.

A polêmica fotografia, feita em um centro de alimentação de urgência em agosto de 2005, conquistou a preferência do júri internacional na 49ª edição dos prêmios mais importantes do fotojornalismo, concedidos anualmente em Amsterdã, na Holanda.

O presidente do júri, James Colton, em entrevista para agência Reuters afirmou: "Esta imagem tem de tudo: beleza, horror e desesperança. É simples, elegante e comovente".

Imagem vencedora
A imagem de Finbarr O´Reilly, em Tahoua, noroeste de Níger, em 1 de agosto de 2005, mostra os dedos magros de um bebê de um ano pressionados contra os lábios de sua mãe. Um enxame de gafanhotos e a pior seca em décadas deixaram milhões de pessoas sem comida no país do oeste africano.

"A fotografia vem me assombrando desde que a vi pela primeira vez, há duas semanas", disse James Colton, presidente do júri do World Press, durante entrevista na agência Reuters. "Ela permaneceu na minha cabeça, mesmo depois de ter visto outras milhares durante a competição".

A fotografia foi escolhida entre 83.044 imagens feitas por 4.448 fotógrafos profissionais -182 a mais do que em 2004 - de 122 países.

Retrato premiado de um veterano da 2ª Guerra Mundial (foto de Martin Roemers)

Outro fotógrafo da Reuters, Arko Datta, também ganhou o principal prêmio em 2004, com a imagem de uma indiana chorando um parente morto pelo tsunami asiático.

A fotografia de O´Reilly também ganhou um segundo prêmio na categoria People in the News Single, enquanto Mohamed Azakir, também um fotógrafo da Reuters, ganhou o primeiro prêmio na categoria Spot News Singles pela fotografia de uma explosão de um carro-bomba em Beirute, no dia 14 de fevereiro.

Família indígena na Guatemala (foto de Jacob Aue Sobol)

O presidente-executivo da Reuters, Tom Glocer, disse: "Esse importante reconhecimento da Reuters pelo segundo ano consecutivo me deixa muito orgulhoso... a fotografia é muito importante para a Reuters e é por isso que vamos continuar investindo nela", destacou.

Sediado em Amsterdã, o World Press Photo é uma competição anual prestigiada no fotojornalismo. A Reuters ganhou três prêmios em três categorias este ano.

Confira a seguir mais fotos contempladas pelo World Press Photo 2005:

Atleta bate a cabeça em prova de Salto, no Canadá (foto de John G. Mabanglo)

Libanês pede ajuda ao lado de carro explodido por bomba (foto de Mohamed Azakir)