Precaução: ABDR investe em solução de TI para combater pirataria editorial
Precaução: ABDR investe em solução de TI para combater pirataria editorial
Atualizado em 10/01/2007 às 15:01, por
Fonte: Pimenta Comunicação.
Precaução : ABDR investe em solução de TI para combater pirataria editorial
Prática comum no meio universitário, porém ilegal, o ato do estudante fotocopiar trechos de livros científicos, com o objetivo de economizar na compra de variados títulos ao longo de seu curso, tem causado sérios prejuízos para autores e editoras de todo o país. A estimativa da ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos) é de que, nos últimos dez anos, o setor tenha reduzido em 35% o número de exemplares técnico-científicos vendidos, hoje na casa de 19,9 milhões de cópias por conta do conhecido "xérox".
Para combater a pirataria editorial, por meio de uma solução de negócios alternativa e inovadora e não apenas com "policiamento", a ABDR criou o projeto Pasta do Professor, que visa disponibilizar um portal de venda e impressão de capítulos de obras aos alunos. Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2007, o portal manterá acessível uma ampla bibliografia digitalizada, sendo assim partes dessas obras poderão ser adquiridas de maneira totalmente legal e com preço acessível.
Com o apoio e respaldo financeiro de 14 empresas do mercado editorial científico do país, que, juntas, respondem por 80% deste mercado, a ABDR contratou a consultoria de tecnologia da informação Neoris para desenvolver a plataforma eletrônica para a administração, catalogação, venda e impressão de conteúdo digitalizado, por meio de uso intensivo de criptografia e arquivos PDF. A tecnologia escolhida pela Neoris para suportar tanto o ambiente do portal como a aplicação de impressão foi o Microsoft.NET, por apresentar rapidez de desenvolvimento, versatilidade e robustez, dentro da plataforma MS Windows.
A solução desenvolvida pela Neoris permitirá que professores disponibilizem suas bibliografias em pastas do professor virtuais, com conteúdo a ser usado na sala de aula, por Disciplina e Curso, para posterior seleção e impressão por parte dos alunos. A venda poderá ser feita através das próprias empresas de "xérox", instituições de ensino e livrarias. Os parceiros de vendas terão um computador padrão e uma impressora digital ligada à máquina. Cada arquivo poderá ser impresso uma única vez e terá uma marca dágua que registrará todos os detalhes da respectiva impressão. Os valores a serem pagos pelos usuários ainda devem ser definidos por autores e editores, mas, com certeza, estarão em um patamar de qualidade e custo que justificarão a utilização do novo modelo. Esta é uma tendência que acompanha o amadurecimento do mercado.
"Um dos grandes desafios será criar uma plataforma robusta e ao mesmo tempo amigável, que permita um alto índice de interatividade entre editoras, instituições de ensino, professores, alunos e parceiros de impressão", comenta Altair Assis, diretor da Neoris. "A ABDR escreve um novo capítulo no mercado editorial", completa o executivo.
De acordo com Bruno de Carli, que gerencia o processo de implementação do projeto do lado da ABDR, não há projeto similar conhecido no mercado local e internacional, e ele abrirá novas perspectivas de negócio para as editoras associadas.
Sobre a Neoris
Neoris é uma Consultoria Global de Negócios e TI, especializada no segmento de tecnologias emergentes, consultoria de valor agregado e outsourcing. Empresa do Grupo CEMEX (NYSE: CX), um dos maiores conglomerados de cimento do mundo, a empresa obteve sucesso alinhando estratégia, tecnologia e processos. Segundo a IDC a Neoris é a 3ª maior consultoria de TI e integradora de sistemas na América Latina. Com sede em Miami, na Flórida (EUA), a Neoris conta com 14 escritórios distribuídos entre a América do Norte, América do Sul e Europa, e tem mais de 2.000 funcionários. No Brasil seus principais clientes são empresas como: Perdigão, Aracruz, UOL, Embraer, ASUG, Michelin, Souza Cruz, Norsa (Coca-Cola), entre outras. Para mais informações acesse www.neoris.com
Sobre a ABDR
A ABDR - Associação Brasileira de Direito Reprográficos - reúne algumas das mais importantes editoras de livros didáticos e técnicos do país, na esteira da Lei nº 9.610/98, que regulamenta o Direito Autoral no Brasil. Seu objetivo é esclarecer e orientar quanto ao direito autoral e a fiscalização, o combate e a punição à pirataria editorial, que constitui crime contra os autores, tradutores, revisores e outros profissionais envolvidos no processo de criação, edição e produção do livro, além de ofender a noção de cidadania. A ABDR mantém intercâmbio com entidades similares, de defesa de softwares, vídeos e CDs.
Mais informações para a imprensa
Pimenta Comunicação
Cristina Squinca - (11) 6858-9190, cristina@pimenta.com
Wagner Hiroi - (11) 6858-9192, wagner@pimenta.com
Jornalista Responsável: Regina Pimenta






