Polêmica: Grupo suspeito de esquema de favorecimento com prefeito compra jornal de oposição em SP

Polêmica: Grupo suspeito de esquema de favorecimento com prefeito compra jornal de oposição em SP

Atualizado em 26/10/2006 às 10:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Polêmica : Grupo suspeito de esquema de favorecimento com prefeito compra jornal de oposição em SP

O Grupo Riviera e o empresário Andelmo Zarzur Júnior assumiram, na semana passada, o controle do jornal Imprensa Livre , no litoral norte de São Paulo.

A publicação, única diária na região, fazia forte oposição ao prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS). O prefeito, a empresa e o executivo estão sendo investigados há três meses pela Polícia Federal, por suspeitas de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Garcia pode ter tentado, segundo a Folha de S. Paulo , mudar a lei de uso do solo e o Plano Diretor da cidade para beneficiar o Grupo Riviera, que já empregou Zarzur e comprou uma série de terrenos em São Sebastião; essas áreas seriam valorizadas com a permissão, via Plano Diretor, da construção de prédios com mais de 20 metros, atualmente proibidos.

O ex-proprietário do Imprensa Livre , Igor Veltman, declarou que vendeu a publicação por conta de dívidas e ameaças sofridas recentemente.

Há cerca de três meses o prédio do jornal foi incendiado, gerando prejuízos da ordem de R$ 100 mil; as causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela polícia.

Além destes gastos, o jornal deixou de veicular os editais da prefeitura de São Sebastião, que geravam receita de R$ 1,5 milhão por ano; Juan Garcia, que criou o Boletim Oficial do Município , alegou "redução de despesas" para interromper o repasse à Imprensa Livre .