Polêmica: Charges de Maomé continuam sendo publicadas
Polêmica: Charges de Maomé continuam sendo publicadas
Atualizado em 08/02/2006 às 12:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
Polêmica : Charges de Maomé continuam sendo publicadas
A revista satírica francesa "Charlie Hebdo" publicou, nesta quarta-feira (08/02), uma série de caricaturas do profeta Maomé, inclusive as 12 charges divulgadas em setembro pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten .O presidente francês Jacques Chirac condenou "a provocação" que implica a exposição dessas caricaturas e disse: "isso é uma forma de avivar paixões perigosamente".
Diversas organizações muçulmanas tentaram impedir sem êxito a publicação, mas a justiça francesa não aceitou os recursos apresentados pelas entidades. Segundo os juízes, atender às demandas das organizações significaria atentar contra a lei da imprensa de 1881.
A revista afirmou que a intenção era "analisar a polêmica e suas conseqüências. Queremos mostrar que a liberdade de expressão deve ser mais forte do que a intimidação". Os diretores declaram: "Não temos a intenção de ofender ninguém e respeitamos muitíssimo os muçulmanos, porém, acreditamos que a liberdade de expressão deve ser defendida".
A revista Charlie Hebdo , que sai todas as quartas-feiras com um total de 100.000 exemplares, aumentou sua tiragem para 160.000 esta semana e em muitos lugares se esgotou rapidamente.






