Podridão ou furo de reportagem?: Gushiken nega ter conta no exterior

Podridão ou furo de reportagem?: Gushiken nega ter conta no exterior

Atualizado em 16/05/2006 às 15:05, por Pedro Venceslau e  da redação.

Podridão ou furo de reportagem?: Gushiken nega ter conta no exterior

A revista Veja conseguiu tirar do sério o sereno e zen chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência, Luiz Gushiken. Na semana passada, ele foi incluído na lista publicada pela revista de integrantes e ex-integrantes do governo que teriam contas no exterior. Como é praxe na revista, nenhuma prova foi apresentada e nenhum dos acusados foi ouvido para se defender.

"O autor da matéria e os editores da referida revista, apesar de reconhecerem a inexistência de provas em relação ao fato noticiado, preferiram divulgá-lo, sem que, ao menos, me fosse dado direito de contradizer a afirmação feita pelo banqueiro (Daniel Dantas) e seupreposto espião", disse Gushiken, em nota oficial.

Sobre a reportagem, o ex-ministro, que perdeu esse status e hoje é secretário, afirmou que houve uma "manobra espúria" de Daniel Dantas, "com claro objetivo de manipular a opinião pública e esconder os inconfessáveis interesses do grupo econômico que ele comanda". Segundo Veja , a lista de contas no exterior foi produzida por espiões contratados pelo banqueiro, com objetivo de chantagear o governo.