Perfil: conheça Ariel Palacios, novo colunista da Revista IMPRENSA
Perfil: conheça Ariel Palacios, novo colunista da Revista IMPRENSA
Atualizado em 02/03/2006 às 11:03, por
Denise Moraes | Redação Portal Imprensa.
Perfil: conheça Ariel Palacios, novo colunista da Revista IMPRENSA
Em sua próxima edição, que chega às bancas neste mês, a Revista IMPRENSA conta com a estréia de um novo colunista. Trata-se de Ariel Palacios, o mais antigo correspondente brasileiro em Buenos Aires que chega para substituir Renato Barreiros. Palacios trabalha como correspondente para o jornal O Estado de São Paulo , a rádio Eldorado e o canal de notícias Globonews.Nascido na argentina em 1969, ele se mudou para o Brasil com três anos de idade, junto com a família. 24 anos depois, em 1995, ele retornava à terra natal, acompanhado da então namorada (atualmente esposa), Miriam, para um passeio turístico. No entanto, quando um amigo espanhol sugeriu-lhe que ficasse morando no país e tentasse vender matérias sobre a Argentina aos veículos de comunicação brasileiros, Ariel balançou.
Como a namorada concordou em acompanhá-lo na empreitada, lá foi ele ligar para os principais diários paulistas e cariocas sugerindo pautas. Após um início difícil, Ariel começou a colher os louros de seu esforço. A crise política que assolou a Argentina em meados de 1996, com a renúncia do ministro Domingo Cavallo e o fim da paridade peso-dólar - e que ressonou até seu ápice em 2001 - também teve sua importância, garantindo mais destaque para los hermanos na mídia brasileira.
Hoje a Argentina é pauta obrigatória nos jornais do Brasil, e o trabalho do correspondente é mais valorizado - diferentemente de quando Palacios começou a trabalhar no país, quando o número de correspondentes brasileiros na Argentina era ínfimo. Ariel, agora veterano, é quem socorre os colegas brasileiros na hora do desespero.
Em sua primeira coluna, Crónica faz do sensacionalismo uma arte surreal , o jornalista fala sobre um canal de notícias de TV a cabo argentino, cujo sensacionalismo é proporcional aos altos índices atingidos pelo Crónica no Ibope. Você poderá conferi-la integralmente na edição 210 da Revista IMPRENSA, este mês nas bancas.






