Pé na estrada: Caravana JN reforça cobertura das Eleições 2006
Pé na estrada: Caravana JN reforça cobertura das Eleições 2006
Atualizado em 24/07/2006 às 17:07, por
Redação Portal IMPRENSA.
Pé na estrada: Caravana JN reforça cobertura das Eleições 2006
Uma viagem por 15 mil quilômetros de estradas brasileiras; 380 quilos de equipamentos; dois meses a bordo de um motorhome com as cores e a logo do "Jornal Nacional"; oito dias num barco atravessando parte da região Norte. Esses são alguns dos números da Caravana JN, projeto especialmente desenvolvido pela Central Globo de Jornalismo (CGJ) para a cobertura das Eleições 2006. Durante a sua realização, o Jornal Nacional será apresentado das cinco regiões do país e exibirá a série Desejos do Brasil. Farão parte da cobertura ainda os tradicionais debates e entrevistas com os candidatos nos estúdios dos telejornais da TV Globo.O público terá oportunidade de conhecer o motorhome que vai percorrer todas as regiões brasileiras na próxima quarta-feira, dia 26, em uma matéria do Jornal Nacional. Em seguida, no dia 27, a equipe partirá do Rio de Janeiro em direção à região Sul. O projeto começará a ir ao ar na segunda-feira seguinte, dia 31, quando, além da exibição da primeira matéria da série Desejos do Brasil, vai acontecer a primeira ancoragem fora do estúdio da TV Globo.
Durante os dois meses de projeto, de 31 de julho a 30 de setembro, o Jornal Nacional vai exibir, de segunda a sábado, a série Desejos do Brasil. Com reportagem de Pedro Bial, as matérias serão produzidas, realizadas e editadas pela equipe da Caravana JN. Motivada pelas eleições, a série vai traçar um panorama dos anseios dos brasileiros, captando os contrastes do território nacional.
Para não prejudicar a cobertura na região Norte, cujo acesso a diversas cidades seria inviável com o motorhome, a equipe de reportagem fará o trajeto de Belém a Manaus em um barco – também caracterizado e devidamente equipado –, que seguirá pelos rios Pará e Amazonas, por oito dias. Ao final dessa aventura fluvial, a equipe pegará um avião e reencontrará o ônibus no Mato Grosso, na região Centro-Oeste, de onde seguirá viagem.
A cada 15 dias, nas segundas-feiras, os jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes vão se revezar para encontrar a “equipe andarilha” e apresentar parte do telejornal das cinco regiões do Brasil. No dia 31 de julho, quando o projeto estréia no ar, o Jornal Nacional será ancorado do Sul. Em seguida, no dia 14 de agosto, será a vez do Sudeste. Excepcionalmente, em função da maior quantidade de estados da região, a terceira e a quarta ancoragens serão feitas no Nordeste, nos dias 28 e 29 de agosto, segunda e terça-feira. Dando continuidade à viagem, no dia 11 de setembro, o programa será apresentado do Norte e, no dia 25 de setembro, do Centro-Oeste. Para encerrar o projeto, a sete e última apresentação será feita do Distrito Federal (Brasília), no sábado, dia 30 de setembro, véspera do primeiro turno das eleições.
As cidades das ancoragens foram escolhidas de acordo com a representatividade na história da região e as apresentações serão todas feitas ao ar livre. Em cada uma dessas ocasiões, serão apresentadas matérias especiais traçando o perfil e destacando os desafios da região.
Tecnologia
Além dos equipamentos de produção, gravação e edição, o motorhome – com 12m de comprimento, 2,20m de altura interna e 2,40m de largura de carroceria – vai transportar um sistema fly away que permite transmissão via satélite de qualquer ponto do Brasil. O equipamento substitui uma unidade geradora móvel: com o sistema montado e parado, o técnico alinhará a antena com um dos satélites (em função do tamanho do país, serão usados dois satélites ao longo do projeto, dependendo da localização da Caravana) e enviará os dados para a emissora no Rio de Janeiro. Para tal operação, a equipe técnica também vai trabalhar com uma bússola de alta precisão e com um programa que analisa freqüências de última geração, a fim de otimizar o tempo. Como as apresentações especiais do Jornal Nacional nas cinco regiões do Brasil serão ao vivo, nessas ocasiões a equipe terá também o apoio de uma unidade geradora móvel da afiliada mais próxima.
Para a viagem, a TV Globo fez algumas adaptações no motorhome, que foi caracterizado pelo departamento de Arte da CGJ. O espaço ao fundo do veículo, normalmente utilizado como quarto de casal, foi transformado em sala de reunião de pauta e ilha de edição. Nas laterais, uma das mesas de convivência foi substituída por poltronas e a outra foi transformada em mesa de trabalho com notebooks. As demais “dependências” foram mantidas: duas beliches, um toalete e uma minicozinha com geladeira, fogão e microondas. Com exceção do trajeto fluvial, quando dormirá a bordo, a equipe pernoitará em hotéis.
A equipe da Caravana JN será composta por: repórter Pedro Bial; produtora de conteúdo Ana Paula Brasil; produtora executiva e editora Gisele Machado; repórteres cinematográficos Luís Cláudio Azevedo (primeiro mês) e Hélio Alvarez (segundo mês); os operadores de sistemas de TV José Carlos Suarez (primeiro mês) e Hailson Barros (segundo mês); os operadores de unidade portátil Vinícius Ferraz (primeiro mês) e Rodolfo Augusto Pereira (segundo mês), além de três seguranças. A coordenação do projeto está a cargo de Teresa Cavalleiro e de Maria Thereza Pinheiro.
Entrevistas e debates nas Eleições 2006
Além da Caravana JN, a cobertura das Eleições 2006 contará com entrevistas nos telejornais e debates com os candidatos à presidência e ao governo dos estados. A primeira rodada de entrevistas com os candidatos à presidência vai acontecer no Jornal Nacional e no Jornal das Dez, da Globo News, entre os dias 07 e 10 de agosto.






