Pé-na-estrada: Bolsas do Ministério das Relações Exteriores da Itália tem inscrições até 18 de maio

Pé-na-estrada: Bolsas do Ministério das Relações Exteriores da Itália tem inscrições até 18 de maio

Atualizado em 23/04/2007 às 15:04, por Redação Portal IMPRENSA*.

Pé-na-estrada: Bolsas do Ministério das Relações Exteriores da Itália tem inscrições até 18 de maio

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Estudos do Governo italiano referente ao ano letivo 2007-2008. Os interessados tem até o dia 18 de maio para se inscreverem.

Todo ano, o Ministério das Relações Exteriores italiano oferece auxílios para cursos de graduação, pós-graduação, doutorados, pesquisas, especialização e de língua e cultura italiana.

As aulas são ministradas em instituições de ensino e acadêmicas, públicas ou privadas, legalmente reconhecidas, localizadas no país.

Estas bolsas podem ser solicitadas por candidatos brasileiros e por IRE (italianos residentes permanentemente no Brasil) e serão destinadas a cursos de graduação, pós-graduação, master e doutorado de duração mínima de três e máxima de 12 meses.

São excluídos das bolsas apenas os cursos de especialização na área médica.

Os benefícios para cursos de língua e cultura italiana, de duração mínima de um mês, são destinados exclusivamente aos professores de italiano brasileiros e aos estudantes que cursem italiano na universidade e já estão inscritos, pelo menos, no 5° semestre.

Segundo informa o site Universia, nesta edição, os valores da bolsa de estudos mensal pagos pelo governo italiano é de 700,00 euros mensais. O benefício é concedido no período da duração do curso ou até um limite de 12 mensalidades. No caso de cursos de graduação e doutorado, a renovação deverá ser anual. Para os candidatos italianos residentes permanentemente no Brasil é previsto também o reembolso da passagem de ida e volta no caso de participação em cursos com duração superior a oito meses.

Os interessados devem:
- Escolher um Curso na Itália
- Entrar em contato com o diretor do curso escolhido para apresentar um eventual plano de estudo, obter aprovação e solicitar à Universidade a formalização da relativa admissão e inscrição.
- Dirigir-se ao Consulado italiano responsável por competência territorial, referente ao Estado onde o interessado reside.
- Para as pessoas residentes no Distrito Federal dirigir-se à Embaixada da Itália.
- Apresentar os documentos e preencher os formulários requeridos, todos disponíveis no site do Ministério da Universidade Italiano (www.murst.it - informações em italiano) em formato PDF.

Os pedidos de bolsa devem ser apresentados às autoridades consulares italianas de competência territorial. Clique aqui para acessar o portal da Embaixada da Itália em Brasília.

Para obter mais informações sobre o universo acadêmico italiano, oportunidades de cursos e para entrar em contato com as universidades italianas, acesse o site do Ministério da Universidade Italiano: www.miur.it (informações em italiano).

Informações sobre programas de bolsas de estudos estão disponíveis também no portal do Ministério das Relações Exteriores da Itália, no endereço eletrônico http://www.ambbrasilia.esteri.it/Ambasciata_Brasilia (informações em italiano).

* Com informações do site Universia.


logo

2024 - 2026 Portal Imprensa. Todos os direitos reservados. Segurança e privacidade