Pauta responsável: Rede Ethos de Jornalistas discute a Responsabilidade Social na Mídia
Pauta responsável: Rede Ethos de Jornalistas discute a Responsabilidade Social na Mídia
Atualizado em 19/04/2007 às 10:04, por
Karina Padial/Redação Revista IMPRENSA.
Pauta responsável : Rede Ethos de Jornalistas discute a Responsabilidade Social na Mídia
Por Ao pensar em Responsabilidade Social, dificilmente virá a sua cabeça matérias publicadas em jornais, seja sobre ações sociais ou ambientais que alguma empresa esteja implantando, seja algum editorial que tenha como tema a sustentabilidade.Esta ausência do tema no noticiário foi uma das questões colocadas no debate "A sustentabilidade como pauta diária nas redações", realizado pela Rede Ethos de Jornalistas, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), na sede do Itaú Cultural, em São Paulo.
A mesa de discussão foi composta por cinco editores de veículos nacionais: Nelson Niero, editor de "Empresas e Negócios" do Jornal Valor Econômico ; Luiz Egypto, editor-chefe do Observatório da Imprensa; Orivaldo Perin, editor-executivo do Jornal O Globo ; Oswaldo Buarim, editor de Política do Correio Braziliense e Sinval de Itacarambi, diretor e editor da Revista IMPRENSA, além de Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, e o tema foi a relação da imprensa com o tema "desenvolvimento sustentável".
Os convidados relataram os problemas existentes dentro dos veículos para tornar recorrente a abordagem do assunto. "Os jornais não destacaram jornalistas, equipes para cobrir esse tema, assim como existem para outros assuntos", explicou Orivaldo Perin, do O Globo .
A construção de uma prática de sustentabilidade dentro dos jornais, a presença de pautas somente factuais e a inserção do tema de responsabilidade social em todas as editorias também foram abordados durante o debate.
Por sua vez, a platéia, composta em sua maioria por jornalistas de veículos e assessorias, cobrou dos participantes um empenho maior na produção de conteúdo sobre estas questões.
"Eu acho que o preconceito em tratar desses assuntos vem mais do jornalista que considera que é questão de marketing, que a cobertura dessas ações não vale a pena", opinou Nelson Niero, editor do Valor Econômico .
O diretor da Revista IMPRENSA, Sinval de Itacarambi, encerrou propondo: "A parceria entre o Ethos e a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), que avalia a evolução do trabalho das redações, em relação às pautas sobre a infância, poderá nos servir de norte para os temas relacionados à responsabilidade social".






