Paulo Henrique Amorim: Caso Celso Daniel é a "Escola Base II"

Paulo Henrique Amorim: Caso Celso Daniel é a "Escola Base II"

Atualizado em 23/11/2006 às 11:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Paulo Henrique Amorim : Caso Celso Daniel é a "Escola Base II"

Mais uma vez, Paulo Henrique Amorim destinou espaço em seu blog no iG para criticar os coleguinhas e reforçar a idéia de uma conspiração da mídia contra o presidente Lula (PT).

O jornalista deu destaque a uma matéria publicada ontem (22/11), no jornal O Estado de S. Paulo , que noticiava o fim do segundo inquérito, comandado pela delegada Elizabete Sato, sobre a morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT).

De acordo com as investigações, o seqüestro e morte de Daniel não foram motivados por questões políticas.

A conclusão é a mesma à qual havia se chegado no primeiro inquérito - que foi refeito a pedido de procuradores de Santo André e dos irmãos do ex-prefeito, que acreditavam se tratar de um crime político.

"Eles [os irmãos de Daniel] é que exigiram (com a ajuda da imprensa) um segundo inquérito", reportou Paulo Henrique. "A cobertura da imprensa sobre a morte de Celso Daniel, porém, sempre teve a dimensão de um `crime político´. A imprensa exumou a reputação de Celso Daniel e pisou nela".

O jornalista fez exceção ao repórter Percival de Souza, da TV Record, que "sempre disse ter motivos para acreditar na versão da polícia de São Paulo", e ao deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

"Percival e Greenhalgh eram um grão de areia num mar de lama", afirmou, para em seguida comparar o caso ao da Escola Base, considerado um dos piores erros já cometidos pela imprensa brasileira.

"Se olharmos com a sabedoria do espelho retrovisor, se verá que a `Escola Base´ II foi a primeira tentativa de golpe da imprensa contra o Governo Lula", acredita.

Ao final, Amorim disponibiliza um texto, de Givanildo Menezes, que faz um levantamento das as notícias sobre o caso.