Pan 2007: Jogos tomam conta da programação em canais pagos de TV
Pan 2007: Jogos tomam conta da programação em canais pagos de TV
Atualizado em 11/07/2007 às 14:07, por
Cristiane Prizibisczki/Redação Portal IMPRENSA.
Pan 2007: Jogos tomam conta da programação em canais pagos de TV
Por Se para as TVs abertas a cobertura do Pan-americano é prioridade, para os canais fechados ela é quase uma exclusividade. Faltando apenas dois dias para o início dos jogos, Bandsports, SporTV e ESPN Brasil acertam os últimos detalhes e já voltam suas programações para a cobertura dos jogos, que ocorrem entre 13 e 29 de julho. Confira o que alguns canais prepararam para o evento.Bandsports
O canal por assinatura Bandsports suspende sua programação normal, a partir do dia 13, para transmitir as disputas do Pan-americano 24 horas por dia. A emissora preparou 17 horas de transmissões ao vivo, das 8h à 1h da madrugada, e sete horas de reprises, da 1h da madrugada às 8h da manhã.
No total, 45 profissionais, entre narradores esportivos, comentaristas e repórteres estarão envolvidos na cobertura do evento. Para a narração dos jogos, a Bandsports conta com Luciano do Vale, Silvio Luis, Eduardo Vaz, Carlos Fernando, Maurício Bonato, Ivan Zimmermann e Celso Miranda.
Também foram escalados 12 repórteres e uma equipe de comentaristas formada por jornalistas da casa e atletas, como Bruno Voloch, do basquete, Fábio Piperno, da natação, Carlos Bizzocchi, do vôlei e Fernando Coelho, do handebol.
Todos os dias, as transmissões ao vivo começam e terminam com um jornal de 60 minutos, o "Bandsports no Pan", ancorado por Erich Beting e Elia Jr. Segundo a assessoria do canal, durante a primeira fase do Pan, quando ocorrem disputas classificatórias, as transmissões serão definidas em parceria com a Band aberta.
A cobertura do Pan pela Bandsports começa na próxima sexta-feira (13/07), com a transmissão da solenidade de abertura dos jogos e de três disputas clássicas de competições anteriores, como a partida final de tênis masculino do Pan 2003, entre Meligeni e Rios, a partida de basquete entre Brasil e Cuba, no Pan 1991, e a disputa de basquete entre Brasil e Estados Unidos, no Pan de 1987.
ESPN Brasil
Entre os dias 13 e 29 de julho, toda a programação normal da ESPN Brasil dará lugar à transmissão dos jogos Pan-americanos. No total, os canais ESPN Brasil e ESPN, que fará parte das transmissões em caso de eventos simultâneos, devem colocar no ar 260 horas de programação ao vivo, direto do Rio de Janeiro.
Para a cobertura dos jogos, foram instalados dois estúdios no Rio de Janeiro, um no Centro Internacional de Transmissões no Rio Centro (IBC) e outro na própria sucursal carioca do canal. Ao todo, 60 profissionais estarão envolvidos, distribuídos em nove equipes de reportagens.
Para fazer a narração, foram escalados os profissionais João Palomino, Cledi Oliveira, Rogério Vaudhan, Paulo Andrade, Everaldo Marques, Luis Carlos Largo, Marco Antonio Rodrigues e Paulo Soares. No time de comentaristas estão Paulo Calçade, Paulo Vinícius Coelho, Mauro Cezar Pereira e Silvio Lancelotti.
Além dos profissionais da casa, a ESPN Brasil também contará com uma equipe de atletas comentaristas, como Ana Moser e Maurício Jahu, do vôlei, Wlamir Marques, Zé Boquinha e Maria Helena Cardoso, do basquete, Ivan Camargo e Murilo Tartoni, do hipismo, Willian Lima e Alberto Klar, da natação, Adauto Domingues e Neilton Moura, do atletismo, Carolina Silveira, do nado sincronizado, Cristina Guimarães, dos saltos ornamentais, e Carlos Bezerra, da canoagem.
As transmissões da ESPN Brasil começam na próxima sexta-feira (13/07), a partir das 10h, com o jogo que marca a estréia da seleção feminina de handebol. Durante todo o período das competições, a programação ao vivo começa às 9h, com o "Jornal do Pan". Ao longo do dia, o canal transmite as disputas de vários pontos da cidade, intercaladas por flashes do "Jornal do Pan". À meia-noite, vai ao ar a outra edição especial do telejornal, trazendo um resumo do que aconteceu no dia. Logo após, será exibido o telejornal "Sportscenter", com as notícias dos outros eventos esportivos no Brasil e no mundo.
SporTV
O canal por assinatura SporTV, segundo a assessoria, vai oferecer aos telespectadores uma cobertura com "atributos já desenvolvidos em eventos anteriores, acrescidos de novidades", como canais de interação do público.
Serão 72 horas de cobertura diária, distribuídas nos canais "SporTV", "SporTV2" e SporTV3", totalizando 1,2 mil horas de programação durante os 17 dias do Pan. Além dos eventos disponibilizados pelo broadcaster oficial, o canal vai oferecer até três opções de eventos ao vivo simultaneamente.
Para dar conta dessa cobertura, foram escaladas 16 equipes de reportagens espalhadas pelos locais de competição. Também estarão presentes comentaristas e narradores esportivos, como Luiz Carlos Jr., João Guilherme, Vanessa Riche, Paulo César Vasconcelos, Milton Leite, Alex Escobar e Robson Caetano, que além de medalhista olímpico é também jornalista.
A equipe de atletas comentaristas é formada por Maria Esther Bueno, primeira dama do tênis nacional, Hortência, do basquete, Sandra Pires, do vôlei de praia, Gustavo Borges, da natação, e Giovane, do vôlei.
O canal também contará com a participação do público com envio de mensagens via SMS, disponível das 18h às 24h, no canal 39. Além deste meio, os telespectadores poderão participar através, no site do canal, enviando fotos, notícias e vídeos sobre o pan.
O Sportv traz ainda duas novidades tecnológicas: o analisador técnico, pelo qual os comentaristas poderão fazer anotações na imagem da jogada ou movimento que estiver sendo discutido, e o Dart Fish, pelo qual será possível congelar a imagem de uma jogada e vê-la quadro a quadro.
A cobertura do Pan 2007 pela SporTV começou no dia 1º de julho, nos programas da casa "SporTV News", "Arena SporTV", "Redação SporTV" e "SporTV Ta na Área". Durante os 17 dias de jogos, estes programas irão ao ar de segunda a domingo. Ainda está prevista a realização de mesas-redondas ao final de cada dia, para análise das competições.
O canal Bandsports é transmitido pela TVA, SKY e NeoTV. O SporTV pela NET e Sky e o ESPN pela TVA, DirecTV, HorizonTV e MaisTV.






