Pague 1, leve 1.4: Peugeot lança campanha bem humorada destacando carro com motor 1.4 pelo preço de modelo 1.0
Pague 1, leve 1.4: Peugeot lança campanha bem humorada destacando carro com motor 1.4 pelo preço de modelo 1.0
Atualizado em 02/02/2006 às 11:02, por
Denise Moraes | Redação Portal IMPRENSA.
Pague 1, leve 1.4: Peugeot lança campanha bem humorada destacando carro com motor 1.4 pelo preço de modelo 1.0
Seis anos depois de ter colocado na praça brasileira o Peugeot 206, a montadora francesa lançou um modelo de motor mais potente, e a agência Carillo Pastore, detentora da conta, fez um estudo de observação e vivência com proprietários de carros 1.0 para ver como esse motor era visto pelo mercado."A pesquisa foi filmada, e os proprietários iam dando seus depoimentos enquanto dirigiam. Rolaram cenas engraçadas, como a de um cara que teve que desligar o ar-condicionado do carro para subir uma rampa mais rapidamente", comenta Amauri "Bali" Terçanolli, diretor de criação da Carillo. Outra coisa que irritava bastante os motoristas era ter que ficar atrás dos caminhões na estrada porque não conseguiam ultrapassá-los.
Com base nos dados recolhidos, eles partiram para o planejamento da campanha. "As montadoras se preocupam em não estimular o excesso de velocidade. Mas o problema do carro popular era oferecer limitações para coisas básicas, como andar na cidade", conta Gabriela Soares, diretora de planejamento estratégico da Carillo, que denominou de "frustração 1.0" a insegurança detectada pelos motoristas estudados para a campanha.
A Carillo, então, com base no clima de bom-humor da pesquisa, resolveu levar o tom de brincadeira para a campanha. O filme mostra um carro em uma pista simples penando para ultrapassar um caminhão que, em cada cena, traz uma mensagem irônica em seu pára-choque, como que tirando sarro do carro que está atrás e não consegue podá-lo. "Pegamos uma coisa da vida, uma situação pela qual todo mundo já passou e usamos como base para a campanha", diz Terçanolli.
Com tamanho destaque para a potência do novo motor, o filme termina com a cereja do bolo: o motor é 1.4, mas o preço é mesmo que o cliente pagaria no modelo 1.0 da própria Peugeot. Afinal, não é porque você não tem dinheiro que precisa sofrer tanto. "A idéia foi tocar de forma sutil a insegurança do motorista que possui um carro 1.0. Nós não mencionamos em nenhum momento que o problema é o carro 1.0, mas quem possui esse tipo de carro se identificará instantaneamente com o filme", explica Raphael Barreto, supervisor de planejamento estratégico da agência.
Além do filme, veiculado em TVs abertas e fechadas de todo o país, a campanha, cujos valores a Peugeot não divulga, utiliza os meios revistas (mensais e semanais), reprints para jornal, outdoor , painéis e spots de rádio, além de materiais promocionais distribuídos nas concessionárias. Outra novidade é a ação especial a ser desenvolvida em escadas rolantes de shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro, uma inovação em estratégia de comunicação.
Dados Gerais
Título: "Frases de Caminhão"
Anunciante: PSA Peugeot Citröen do Brasil | Peugeot 1.4L Flex
Agência: Carillo Pastore Euro RSCG
Criação: Érico Braga, Fábio Nunes, Marcus Kawamura, Adriana Guimarães, Vitor Bomfim, Bruno Solto, Luís Musa e Rodrigo Gonçalves
Direção de criação: Amauri "Bali" Terçanolli
Produtora | filme: Sentimental
Direção | filme: Bob Wolfenson
Direção | fotografia: Fernando Zuffo
Pós-produção: Estúdios Mega
Produtora | som: Tentáculo
Aprovação | cliente: Ana Thereza Borsari, Sergio Mesquita e Patrícia Morales






