Novos rumos: Jovens dos EUA preferem outras mídias ao jornal convencional

Novos rumos: Jovens dos EUA preferem outras mídias ao jornal convencional

Atualizado em 11/08/2006 às 12:08, por Redação Portal Imprensa.

Novos rumos: Jovens dos EUA preferem outras mídias ao jornal convencional

Para se informar, jovens americanos deixam o jornal de lado e migram para outras mídias. Segundo pesquisa realizada pela Bloomberg e pelo jornal "Los Angeles Times" sobre a cultura pop e os hábitos de entretenimento dos jovens nos EUA, apenas 9% dos adolescentes com idades entre 12 e 17 anos e 17% dos jovens adultos da faixa etária entre 18 e 24 anos disseram ler jornais para se informar sobre as notícias. Participaram da pesquisa 839 adolescentes e 811 jovens adultos.

A maioria, 28% dos adolescentes e 38% dos jovens adultos ouvidos pela pesquisa, disseram se informar a partir dos canais de TV locais, que demonstraram ser a fonte de notícias mais procurada por jovens adultos e a segunda mais usada entre adolescentes depois das "conversas com amigos e família".
As revistas de notícias tiveram o pior desempenho, tendo obtido 2% das preferências em ambas as faixas etárias para o acesso a notícias. Um percentual ligeiramente maior -3% dos adolescentes e 6% dos jovens adultos- declarou se informar por meio de programas humorísticos de sátira, como o "Daily Show with Jon Stewart", enquanto 10% dos adolescentes disseram obter notícias assistindo a MTV.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. As descobertas são coerentes com relatórios referentes ao declínio da circulação dos jornais dos EUA. A Associação de Jornais da América, grupo setorial, informou, em seu mais recente estudo, "Newspapers by the Numbers" (os números dos jornais, em tradução livre), que 51,6% da população com 18 anos ou mais tinha o hábito de ler um jornal diário no ano passado, contra 58,6% em 1998.
Entre adolescentes e jovens adultos, 10% e 12%, respectivamente, disseram não prestar atenção nas notícias.