Nada disso: Polícia Federal contesta informações publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo

Nada disso: Polícia Federal contesta informações publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo

Atualizado em 19/06/2007 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Nada disso : Polícia Federal contesta informações publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo

A Polícia Federal contestou, na última segunda-feira (18/06), informações publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo , contidas na matéria "Em fotos, o presidente e o principal acusado", publicada no último sábado (16/06). O próprio Estadão divulgou, nesta terça-feira (19/06), a nota da PF.

A matéria, feita por enviados especiais a Campo Grande, afirma que a Polícia Federal teria apreendido e divulgado um acervo de fotos em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece ao lado de Nilton Servo, na casa do empresário, durante Operação Xeque-Mate, que prendeu Servo sob acusação de chefiar a máfia dos caça-níqueis.

O texto da matéria diz: "a Polícia Federal acabou esbarrando em detalhes da vida pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao apreender fotos e discos rígidos de computadores com imagens dele posando com familiares e amigos, ora na praia, ora no campo". E ainda: "Durante os interrogatórios dos alvos da Xeque-Mate, a PF chegou a mostrar uma parte da coleção. Os federais até mesmo questionaram os indiciados sobre as circunstâncias em que as fotos foram tiradas". Em outro trecho, a matéria afirma: "As apreensões, com autorização judicial, buscavam provas contra a organização criminosa."

Em nota, a Polícia Federal negou que tenha apreendido o acervo de fotos e também contesta a informação de que essas fotos façam parte do inquérito aberto contra Servo. Segundo a PF, a reportagem ainda erra quando afirma que as fotos foram apreendidas na Operação Xeque-Mate e que constam dos inquéritos dela resultante. O ministro da Justiça, Tarso Genro, também se pronunciou sobre o texto: "A PF não divulgou o que não lhe pertence e não está no inquérito da Operação Xeque-Mate", disse.

A correta informação sobre a origem do material, ainda segundo a PF, está no próprio corpo do texto da reportagem: "O acervo de fotografias pertence à família Servo e foi usado ostensivamente pelo empresário do ramos de máquinas de caça-níqueis em sua campanha, sem êxito, para a Prefeitura da cidade de Bonito (MS), em 2004. Servo exibia as imagens como trunfo eleitoral, para tentar mostrar sua proximidade com o presidente Lula".

A assessoria de imprensa do jornal O Estado de S. Paulo foi procurada para comentar o fato, mas ainda não pôde se pronunciar.

Confira a integra da nota:

"A Polícia Federal não apreendeu as fotos descritas na matéria nem tampouco constam em qualquer um dos autos do inquérito da Operação Xeque-Mate as imagens reporduzidas no jornal. A bem da credibilidade de O Estado de São Paulo é forçoso, portanto, que as devidas correções sejam feitas, uma vez que estão erradas as informações contidas tanto no texto da reportagem quanto no crédito da foto ("Divulgação - PF"). A correta informação sobre a origem do material está contida no próprio corpo do texto da reportagem: "O acervo de fotografias pertence à família Servo e foi usado ostensivamente pelo empresário do ramo de máquinas de caça-níqueis em sua campanha, sem êxito, para a Prefeitura da cidade de Bonito (MS), em 2004. Servo exibia as imagens como trunfo eleitoral, para tentar mostrar sua proximidade com o presidente Lula".