Na Justiça: STJ nega liminar e revista Época é condenada a indenizar bispos da Renascer

Na Justiça: STJ nega liminar e revista Época é condenada a indenizar bispos da Renascer

Atualizado em 29/01/2007 às 12:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Na Justiça : STJ nega liminar e revista Época é condenada a indenizar bispos da Renascer

A revista Época e a editora Globo foram condenadas novamente a pagar indenização de R$ 410 mil ao casal de bispos Estevam e Sônia Hernandes, fundadores da Igreja Renascer em Cristo.

O Superior Tribunal de Justiça, STJ, negou pedido de liminar da Globo, que suspenderia a execução da sentença até que o recurso fosse julgado.

A defesa da editora havia recorrido de sentença do Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinou prazo de 15 dias para o pagamento da indenização, sob risco de multa de 10% por inadimplência.

Danos irreparáveis em caso de pagamento foram apresentados como argumentos pela Globo, condenada em primeira e segunda instâncias. A editora alegou que seus repórteres exerceram "crítica inspirada pelo interesse público".

No STJ, os juízes negaram a liminar, concedida apenas em "casos excepcionalíssimos", que envolvem flagrante ilegalidade ou danos irreparáveis - conforme alegado pela Globo; o caso, entretanto, não se aplica a nenhuma das hipóteses, na visão do STJ.

Os Hernandes ajuizaram ação pedindo indenização por danos morais por uma série de reportagens, publicadas em duas edições da Época . A honra dos bispos teria sido atingida pelo conteúdo das matérias.