Na Justiça: Ministério Público pede explicações à Band sobre "motolinks"

Na Justiça: Ministério Público pede explicações à Band sobre "motolinks"

Atualizado em 19/10/2006 às 14:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Na Justiça : Ministério Público pede explicações à Band sobre "motolinks"

Atendendo a uma denúncia dos sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do estado de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho deu um prazo de 30 dias para que a rede Bandeirantes apresente proposta de acordo com estes órgãos sobre o trabalho dos motociclistas usados no serviço de "motolinks".

A procuradora Silvana Valladares de Oliveira protocolou o prazo nesta segunda-feira (16/10); a denúncia havia sido feita há dois anos.

Os sindicatos argumentam que os motoristas das motos usadas no serviço, criado para conferir mais agilidade na cobertura jornalística, são explorados, acumulando diversas funções para as quais não receberam treinamento.

Além de apoiar a transmissão de imagens, os motociclistas supostamente fariam trabalhos de entregas e mesmo de reportagem.

Entre as explicações pedidas pela procuradora, estão: o número e o contrato trabalhista de cada motociclista, o balanço de saídas nos últimos dez meses e de acidentes nos últimos cinco anos e esclarecimentos técnicos sobre os riscos que envolvem a atividade.