MuBE: Jacob Klintowitz é o novo curador do Museu Brasileiro de Escultura

MuBE: Jacob Klintowitz é o novo curador do Museu Brasileiro de Escultura

Atualizado em 27/06/2007 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

MuBE: Jacob Klintowitz é o novo curador do Museu Brasileiro de Escultura

Jacob Klintowitz, jornalista, escritor e crítico de arte, assume, na próxima sexta-feira (29), o cargo de curador do Museu Brasileiro de Escultura (MuBE). A apresentação oficial será feita pelo recém-empossado presidente da instituição, Jorge Landman, às 20h, na sede do Museu, avenida Europa, 218.

Segundo Klintowitz, há alguns anos o MuBe o convida para o cargo, mas a decisão de aceitar só foi tomada quando ele teve certeza de que teria condições de assumir. "Sou uma pessoa que faz. Não tenho vontade de ficar em um lugar pelo título que me confere, mas pela possibilidade que me dá de desenvolver projetos", disse.

O objetivo do novo curador é trazer grandes artistas da escultura mundial para o Museu, além de "apresentar o que de melhor a arte brasileira faz". Klintowitz também pretende desenvolver projetos que promovam a reflexão sobre a arte contemporânea.

Por enquanto, não há nada concreto, no entanto, Klintowitz disse querer colocar as idéias que tem em prática já no primeiro dia em sua nova função. "Preciso ver o que o Museu tem de recursos e consultar os artistas, mas, já na sexta-feira, vou apresentar uma lista de nomes de artistas para futuras exposições", declarou.

Autodidata, Jacob Klintowitz tem mais de 40 anos de profissão. Já passou pela redação dos jornais Tribuna da Imprensa e Jornal da Tarde, pela TV Globo e revista Isto É , sempre atuando como crítico de arte. É autor de 102 livros sobre teoria da arte, arte brasileira, ficção e livros de artistas.

O crítico de arte também já foi curador de várias mostras, entre elas "A Ressacralização da Arte", realizada no Sesc Pompéia, "Um Século de Escultura no Brasil", apresentada no Museu de Arte de São Paulo (Masp), "Formas e Ritmos da Arte Brasileira", no Museu de Charlottenborg, Dinamarca e "Victor Brecheret", mostra de inauguração do Museu Brasileiro de Escultura.

Além das funções de jornalista, escritor e crítico de arte, Klintowitz já trabalhou como editor de arte e designer editorial. Por sua atuação crítica em 2001, conquistou o Prêmio Gonzaga Duarte da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).