Morte em Porto Ferreira: Jornais locais desta semana destacam execução do jornalista Luiz Carlos Barbon

Morte em Porto Ferreira: Jornais locais desta semana destacam execução do jornalista Luiz Carlos Barbon

Atualizado em 12/05/2007 às 09:05, por Thaís Naldoni/Editora-executiva do Portal IMPRENSA e  de Porto Ferreira (SP).

Morte em Porto Ferreira : Jornais locais desta semana destacam execução do jornalista Luiz Carlos Barbon

Por Foto de Luiz Carlos Barbon, gentilmente cedida pelo Jornal do Porto.

Neste final de semana, chegam às bancas os três jornais semanários da cidade de Porto Ferreira (SP) - os primeiros desde a execução do jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, no último dia 06/05. Tanto o Jornal do Porto , quanto o JC Regional e o A Semana destacam, em manchete, a morte de Barbon.

No Jornal do Porto , um epitáfio traz a chamada: "Luiz Carlos Barbon Filho,*21/03/1970 +06/05/2007, Jornalista e colaborador do Jornal do Porto , Pela liberdade de imprensa". No JC Regional , a manchete diz "Jornalista Barbon - "A Voz do Povo"". Já o A Semana diz : "Barbon é executado".

Os três jornais, além do crime e de homenagens ao colunista morto, mostram a repercussão do caso e as manifestações de entidades nacionais e internacionais de direitos humanos e liberdade de imprensa.

Visita

A reportagem do Portal IMPRENSA esteve em Porto Ferreira, interior de São Paulo, para entender o caso e a comoção causada pela morte de Barbon. Na pequena cidade, de pouco mais de 50 mil habitantes, duas perguntas não saem da cabeça da população: quem? Por que?

Nos dias em que esteve na cidade, a reportagem de IMPRENSA pôde compreender um pouco da situação política local, os anseios da comunidade e o papel de Barbon neste contexto.

O jornalista era um homem simples, mais simples do que seria possível supor. Em conversas com amigos e parentes de Barbon, vendo seus manuscritos e lendo artigo a artigo que ele produziu, foi possível entender melhor quem era e a que veio "o jornalista de Porto Ferreira".

Durante esta semana, não deixe de acompanhar no Portal IMPRENSA o resultado desta diligência, em série de matérias especiais.