: ONG elege Cuba o pior país latino-americano para o exercício do Jornalismo em 2006 - Portal Imprensa "> : ONG elege Cuba o pior país latino-americano para o exercício do Jornalismo em 2006 - Portal Imprensa ">

"Mordaça": ONG elege Cuba o pior país latino-americano para o exercício do Jornalismo em 2006

"Mordaça": ONG elege Cuba o pior país latino-americano para o exercício do Jornalismo em 2006

Atualizado em 08/02/2007 às 12:02, por Redação Portal IMPRENSA.

"Mordaça" : ONG elege Cuba o pior país latino-americano para o exercício do Jornalismo em 2006

O Centro para a Abertura e o Desenvolvimento para a América Latina, Cadal, publicou nesta semana um relatório que apontou os piores países latino-americanos para o exercício do jornalismo ao longo de 2006.

Segundo o documento, a região foi a segunda em número de assassinatos de profissionais da imprensa, depois do Oriente Médio, e também segunda colocada em número de prisões de jornalistas, logo atrás da China.

Para a Cadal, na América Latina os piores locais para o Jornalismo são, nesta ordem, Cuba, México, Venezuela, Bolívia, Brasil, Chile e Argentina.

A forte propaganda governamental, o bloqueio informativo - reforçado com os mistérios que cercam o afastamento do presidente Fidel Castro - e a dificuldade de ingresso de correspondentes estrangeiros foram apontados como os principais obstáculos em Cuba.

O Brasil, bem como o Chile, foi incluído na lista por manter algumas leis "de mordaça" e por normas que dificultam a criação e desenvolvimento de veículos comunitários e alternativos.

Entre as leis "de mordaça", estão casos de desacato, ameaças de prisão para crimes contra a honra e controle dos conteúdos noticiados.

No México, a "auto-censura", a poderosa influência da máfia, constantes ameaças e a não-solução de crimes contra jornalistas são as principais adversidades.

Segundo o relatório, Venezuela e Bolívia usam a imprensa para escorar o poder político, enquanto a Argentina tem a legislação menos restritiva de toda a região, apesar das mesmas leis "de mordaça" brasileiras.