Mídia e eleição: Cobertura da Folha tem a aprovação de 86% dos leitores
Mídia e eleição: Cobertura da Folha tem a aprovação de 86% dos leitores
Mídia e eleição : Cobertura da Folha tem a aprovação de 86% dos leitores
A cobertura da Folha de S.Paulo sobre a eleição presidencial é aprovada por 86% de seus leitores, de acordo com a pesquisa Datafolha realizada entre 25 e 27 de agosto. Na opinião de 84%, o jornal dedica ao noticiário da campanha o espaço adequado; 9% avaliam que ele é maior que o necessário, e 7%, menor que o necessário.
Na opinião de 70% dos leitores, a Folha não está favorecendo nenhum candidato a presidente; 11% acreditam que o jornal favorece o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), 11% afirmam que ele beneficia Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e 3% citam outros nomes.
Questionados se o jornal prejudica algum candidato, 79% respondem negativamente; 7% mencionam Lula; 5%, Alckmin; 1%, Heloísa Helena (PSOL); e 2%, outros candidatos.
A margem de erro da pesquisa, realizada junto a 339 leitores, é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento ouviu assinantes e leitores secundários (aqueles que lêem exemplar adquirido por outra pessoa) da Grande São Paulo.
Em relação à intenção de voto, a maioria dos leitores prefere os candidatos do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, e ao governo de São Paulo, José Serra. Para o Senado, Eduardo Suplicy (PT) é o mais votado.
Na eleição presidencial, Alckmin é citado espontaneamente por 41% dos entrevistados, contra 13% de Lula e 7% de Heloísa Helena. Não sabem dizer em quem vão votar 24%. Pretendem anular o voto ou votar em branco 10%.
A intenção de voto em Alckmin cresce conforme a idade, a escolaridade e a renda individual do leitor. Ela atinge 60% entre aqueles com renda superior a 20 salários mínimos.
Na disputa pelo governo paulista, José Serra é lembrado por 49%. Em seguida aparecem Aloizio Mercadante (PT), com 12%, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), com 2%, e Orestes Quércia (PMDB), com 1%. Questionados, 87% dos leitores dizem que o jornal não prejudica nenhum candidato a governador; 5% crêem que ele prejudica Mercadante, e 1%, Plínio.
Para o Senado, Suplicy lidera com 32%, seguido de Guilherme Afif Domingos (PFL), com 14%, Alda Marco Antônio (PMDB), com 1%, e Luiz Carlos Prates (PSTU), com 1%. 





