Metralhadora: Paulo Henrique Amorim ataca "Bom Dia Brasil"

Metralhadora: Paulo Henrique Amorim ataca "Bom Dia Brasil"

Atualizado em 07/12/2006 às 10:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Metralhadora : Paulo Henrique Amorim ataca "Bom Dia Brasil"

O jornalista Paulo Henrique Amorim dedicou um post inteiro de seu blog no iG para criticar duramente o telejornal "Bom Dia Brasil", matinal da Globo ancorado por Renata Vasconcellos, do Rio de Janeiro, e Claudia Bontempo, de Brasília.

Em sua análise, as falas das apresentadoras e da comentarista Miriam Leitão foram "opinionismo" e "colunismo"; ele afirmou que a edição de hoje (07/12) do telejornal exemplifica o "abuso de poder das redes de televisão, que operam por concessão".

Chamando Leitão de "Controladora Geral da República", Bontempo de entusiasta "vice-líder da oposição" e Vasconcellos de "analista de sistemas macroeconômicos", Amorim defendeu que redes de TV aberta coloquem na tela a legenda "opinião" ou "editorial" "quando o dono da empresa quiser manifestar sua opinião. Seja através do ancora, do locutor em off , ou através de `colunistas´".

"Por que eu, beneficiário de um serviço público, que quer saber sobre o tempo em São Paulo, ou sobre as saídas de vôos de Congonhas, tenho que me submeter à opinião de quem a Globo deu o poder [de] ser a Controladora Geral da República?", questionou. "Opinião, tenho as minhas".

O apresentador do "Domingo Espetacular", da TV Record, afirmou que o Brasil é o único lugar do mundo em que a TV aberta "exibe opinião sem dizer que é opinião".

"`Opinionismo´ ou `colunismo´ é coisa para a tevê paga. O freguês vai lá, paga e vê. Gostou? Tudo bem. Continua a pagar", defendeu. "A família Marinho (através da Controladora Geral da Republica, da Claudia Bontempo, ou da Renata Vasconcelos) não tem o direito de enfiar a suas opiniões pela goela do freguês".