Memória: Evento discute imigração italiana entre as duas guerras

Memória: Evento discute imigração italiana entre as duas guerras

Atualizado em 07/03/2007 às 13:03, por Fonte: Assessoria Unesp.

Memória : Evento discute imigração italiana entre as duas guerras

Exposição e exibição de filmes no Memorial vão até 17 de março

O evento "Entre as duas guerras: livros, documentos, filmes e canções" vai até 17 de março no Memorial do Imigrante, em São Paulo (SP). Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura e do Memorial do Imigrante, em conjunto com o Centro de Documentação e Memória da UNESP (Cedem) e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a iniciativa enfoca o período entre guerras, momento histórico que trouxe ao Brasil uma ampla imigração.

O objetivo é complementar o imaginário que se tem sobre a imigração italiana no Brasil, geralmente restrito ao período mais citado pelos livros de História, ou seja, o final do século XIX, em que inúmeros italianos de todas as partes da península imigraram para este continente com a finalidade de fazer a "América".

Nessa fase, a imagem mais forte é a que mostra levas de camponeses chegando de vapor no porto de Santos, com destino às fazendas de café, onde substituiriam a mão-de-obra escrava. Eles eram transportados de trem, após uma pausa na Hospedaria dos Imigrantes.

As várias ações reunidas no Memorial do Imigrante focam outro período da história: os anos entre as duas Guerras, quando as vicissitudes na Europa trouxeram ao Brasil outros tipos de imigrantes. O objetivo é despertar o interesse para este período e divulgar a importância dos documentos, livros, canções, poesias, filmes referentes a essa fase da vida dos italianos no Brasil.

Programação - Na mesa-redonda de abertura, "Imigração Italiana no Brasil - Percurso da Imigração Italiana no Brasil desde 1920 a nossos dias", ocorrida em 23 de fevereiro, Célia Reis Camargo, coordenadora do Cedem, apresentou aspectos da atuação política dos italianos no Brasil no período (Texto completo da apresentação).

Na mesma ocasião, Ana Maria Leitão Vieira, diretora do Memorial do Imigrante, abordou as principais linhas de trabalho do Memorial, revitalizado nos últimos dois anos; e Odair da Cruz Paiva apresentou importantes resultados do projeto que desenvolve junto ao Memorial, relativo ao Banco de Dados sobre a imigração pós 1945 no Brasil.

No dia 24, a cantora Paola Contavalli interpretou canções e poesias do período tratado. Ocorre ainda, durante o evento, uma exposição de livros e documentos sobre a imigração italiana entre as duas guerras, realizada em colaboração entre o Memorial do Imigrante, o Cedem/Unesp, a Biblioteca do Instituto Italiano di Cultura e o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro. Serão exibidos os filmes, "O Quatrilho", de Fábio Barreto, dia 10/03; e "Oriundi", de Ricardo Bravo, dia 17, ambos às 15 h. No dia 3 foi mostrado "Sacco e Vanzetti", de Giuliano Montaldo.

SERVIÇO:

Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 (metrô Bresser)
Tel. (11) 6692 - 1866
Entrada: R$ 4,00

Oscar DAmbrosio